Com altas temperaturas, o uso de ventiladores tem sido uma alternativa acessível para aliviar o calor. No entanto, um estudo revelou que o uso de ventiladores em dias de calor extremo pode ser prejudicial para a saúde em determinadas condições.
De acordo com a pesquisa, ventiladores não devem ser utilizados em temperaturas acima de 40°C em locais com baixa umidade relativa do ar. Nessas circunstâncias, o aparelho pode aumentar a sensação térmica ao invés de proporcionar alívio.
Dessa maneira, fazendo o corpo perder ainda mais líquidos e elevando o risco de desidratação e insolação.
O mecanismo natural de resfriamento do corpo humano é o suor, que evapora para baixar a temperatura corporal. Então, se a umidade do ar está alta, os ventiladores ajudam a acelerar esse processo, trazendo a sensação de frescor.
No entanto, quando os ambientes estão secos, o suor evapora rapidamente, e o ventilador apenas movimenta o ar quente. Dessa maneira, aumentando o desconforto e sobrecarregando o organismo.
Portanto, o estudo destaca que ao utilizar o ventilador nessas condições, pode aumentar o estresse térmico, especialmente em idosos e pessoas com doenças crônicas.
Em casos extremos, isso pode levar à hipertermia, uma condição grave que ocorre quando o corpo não consegue mais regular sua própria temperatura.
Dessa forma, os pesquisadores recomendam que, em dias de calor extremo com baixa umidade, a hidratação constante e o uso de panos úmidos na pele são alternativas mais seguras para se refrescar.
Além disso, é importante permanecer em locais bem ventilados e evitar exposição direta ao sol nos horários mais quentes do dia.
Imagem de Capa: Canva
Nem toda dor vem de relações amorosas ou términos difíceis. Algumas das feridas mais profundas…
Quem é pai ou mãe sabe: criar filhos é uma das tarefas mais desafiadoras da…
Quando conhecemos uma nova pessoa, é comum nos questionarmos sobre o passado dela, principalmente se…
Se você é um amante da astronomia, se prepare: na madrugada entre os dias 29…
Muitas vezes, os sinais de infelicidade não aparecem em lágrimas ou desabafos diretos, mas sim…
O tempo tem um jeito curioso de mudar prioridades. Se na juventude os homens estão…