Temos o péssimo hábito de não valorizar o tempo que os outros nos dedicam. Uma conversa, um abraço , um sorriso, um como você se sente, um “eu faço porque sei que você gosta” ou simplesmente um gesto de acompanhamento. Existem milhares de atos diários de pessoas ao nosso redor que não valorizamos.

Não é necessário que os segundos, horas ou minutos cheguem de nossa família, amigos ou parceiros. O tempo dos estranhos também se torna importante quando, por exemplo, graças a eles o dia pode começar com um sorriso porque seu bom dia foi cheio de alegria ou nos deu aquele impulso que precisávamos. A grandeza do povo está naqueles detalhes de pequeno tamanho, mas de grandes efeitos e afetos.

Eu valorizo ​​os segundos de ouvir, apoiar e apreciar que os outros se dedicam a mim porque me oferecem parte de sua vida. Eles sabem que o tempo de compartilhar é dar vida.

O grande valor do tempo

Dizem que um viajante que atravessava o deserto viu um árabe pensativo sentado ao pé de uma palmeira, ao lado de seus camelos carregados. O viajante supôs que ele era um comerciante de objetos de valor e que ia vender suas jóias, perfumes e tapeçarias a uma cidade vizinha.

Como ele não falava com ninguém por muito tempo, ele se aproximou do comerciante pensativo e disse:

-Bom amigo, felicidades! Você parece muito preocupado . Posso te ajudar em algo?

Ah! respondeu o comerciante “Estou muito angustiado porque acabei de perder a joia mais valiosa de todas …”

-Bem, a perda de uma joia certamente não é um grande problema para você. Você carrega muitos delas em seus camelos e tenho certeza de que não vai custar muito você substituí-la.

-Substituir isso? exclamou o comerciante. “Se fosse tão simples! Você não sabe o valor da minha perda …

– Qual é a joia que você perdeu? – perguntou o viajante.

-Uma joia como nenhuma outra, que nunca será feita novamente. Foi esculpida em um pedaço de pedra da vida e feito na oficina do tempo. Seus ornamentos eram vinte e quatro peças brilhantes, agrupadas em torno de sessenta menores … É impossível conseguir reproduzir outra gema com características semelhantes.

– Deve ser lindo, sim – disse o viajante – Mas, com muito dinheiro, você não poderia fazer outra?

– A joia perdida foi um dia … E um dia que está perdido, não se encontra de novo …

Depois dessa história, o que é um dia para você? O que o seu tempo significa? Um minuto é suficiente para deixar uma marca indelével no coração de outra pessoa, escolher o que você quer fazer ou apreciar o que acontece. O importante é estar atento ao momento presente e aproveitá-lo com as pessoas que você quer e do jeito que você gosta, sabendo valorizar também a dedicação para com você dos outros.

Enquanto o dinheiro é perdido, ele pode ser recuperado, o tempo perdido não retorna. Não desperdice nem gaste o tempo em lamentar por não saber como aproveitar no momento. A partir de agora, aproveite e valorize-o como um dos ativos mais preciosos que existe.

O tempo não é exigido, é escolhido

Algumas pessoas não são capazes de perceber o esforço de outras pessoas para tornar sua rotina mais suportável, para dar cor aos seus dias cinzentos ou para querer desfrutar de sua companhia. Há pessoas que vêem como obrigação o que é realmente uma escolha da parte dos outros. Há para quem o tempo dos outros passa despercebido, quem o valoriza como se fosse um tesouro e quem o exige do outro, como se fosse dele.

Cada um de nós está livre de como dedicar seu tempo. Não vamos esquecer que minutos, horas e segundos são fragmentos da nossa vida e ninguém tem o poder de decidir livremente sobre eles.

Gastar tempo se traduz em importância, eu amo você , eu apoio você, eu amo sua companhia e que não tem preço ou material equivalente. Porque definitivamente dedicar tempo é dedicar a vida.

Portanto, não devemos exigir dos outros o tempo, nem temos que mendigar daqueles que só pensam em si mesmos. O tempo não é comprado, trocado ou vendido. Passar tempo com o outro é uma escolha que brota de dentro e nos permite nos conectar emocionalmente com os outros.

O tempo é o maior presente que existe

Valorize quem te escreve, quem fala com você, ouve você, te faz um favor, acompanha você ou lembra de você pelo que você é, porque gosta de você. As pessoas que lhe dão o seu tempo entendem que é a melhor coisa que podem lhe dar, pois saber oferecer e falar a linguagem do coração. Agradeça-lhes porque o tempo também oferece a possibilidade de forjar lembranças que mais tarde despertarão sentimentos de alegria, nostalgia e apreço.

O melhor presente que podemos dar às pessoas que dedicam seu tempo é valorizá-lo e dar-lhes parte do nosso.

Se você traduzir o tempo que os outros passam com você em linguagem afetiva, você compreenderá que há mais pessoas que te amam e que se importam com você do que você esperava. Por essa razão, valorize cada segundo com o desejo que os outros dedicam a você, porque eles estão oferecendo a você o maior presente que existe: parte de sua vida.