Usar o silêncio como forma de comunicação é dizer: “Eu não me importo”. O que você não diz, dá margens para interpretações equivocadas!
O que você diz também pode ser distorcido por quem ouve porque as pessoas só entendem o que elas conhecem.
Se uma pessoa alimenta pensamentos negativos, por mais que você a inspire com boas novas, ofereça a ela conselhos e atenção, ela só vai entender o que ela sente, o que já está dentro dela e já é conhecido. É por isso que muita gente diz “As pessoas só podem oferecer o que elas têm”. E eu completo, “elas só entendem o que elas sabem”.
Você pode tentar ensinar algo novo a alguém que não quer aprender? Dificilmente.
É possível fazer alguém comer um fruto quando esse alguém não sente fome?
Forçosamente, talvez. Mas a verdade é que, sem vontade, ninguém faz nada.
Mesmo que a pessoa não conheça o que está sendo dito, se ela tem vontade de aprender, se ela tem intenção de entender, ela consegue. Mas se o que ela tem dentro de si são certezas e crenças absolutas, nada do que você disser a fará pensar ou agir diferente.
Você pode espernear, gritar, criar situações para chamar a atenção do outro, mas de nada adiantará, você só vai se frustrar e amargar a dor de ter falado mais do que devia, ou menos do que queria.
Tudo o que você diz para quem não quer te ouvir são como palavras ao vento, se dissolvem e voltam a ser nada. E tudo o que você não diz, quando quer muito dizer algo, dá margens a interpretações equivocadas.
Isso porque, além de não entender, a pessoa começa a criar hipóteses, congecturar fantasias, que podem ser muito prejudiciais a sua saúde mental.
Usar o silêncio como forma de comunicação é dizer: “Eu não me importo”. Mesmo que você se importe, é isso que o outro vai entender. E falar demais sobre o que você pensa da vida do outro, é dizer: “Eu sei mais da sua vida do que você”.
Então o que devemos fazer? Falar ou silenciar?
Aprendi que devemos falar enquanto o outro está disposto a ouvir. Forçar um entendimento é, como dizem, “chover no molhado”. O silêncio é bom para que você reflita diante de si mesmo, porém, quando o outro espera uma palavra, uma explicação, e você nega, a sua falta de comunicação demonstra indiferença.
Se você não está conseguindo se comunicar com alguém e isso está te causando sofrimento, me chame no direct @rhamuche e agende uma consulta individual. Um movimento pode ser o suficiente para desatar nós antigos.
Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.
Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, terapeuta transpessoal e Constelador Familiar. Foto de Hayley Murray na Unsplash.
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.