Uma realidade alarmante: Quase 6 mil toneladas de máscaras acabaram nos oceanos só em 2020

Resiliência Humana

Quase 6 mil toneladas de máscaras acabaram nos oceanos só em 2020. Uma realidade alarmante!

Por Felipe Costa

De fevereiro a novembro de 2020 cerca de 6 mil toneladas de máscaras acabaram nos mares, às quais devem se somar os mais de 12 milhões de toneladas de plásticos que ano após ano chegam aos oceanos.

Se voltarmos no tempo até um ano atrás, pouco antes do início da pandemia, encontraríamos outro inimigo número um, tanto da humanidade quanto do planeta, falamos de mudança climática.

Muitas das notícias do dia-a-dia eram sobre planos futuros para combater as consequências de nossos resíduos como espécie, mas algo novo surgiu rapidamente com o COVID-19: as máscaras.

mascaras-oceanos
OceansAsia

A pandemia se tornou nossa prioridade e os cuidados pessoais vêm em primeiro lugar. Infelizmente, e foi algo que os especialistas previram, a quantidade de lixo gerado pelos utensílios sanitários descartáveis ​​tem suas consequências e o não cuidado com o desperdício desses materiais faz com que hoje encontremos pelo menos 6 mil toneladas de máscaras faciais no oceanos.

Um estudo da OceansAsia estima que 560 milhões de máscaras foram encontradas nos mares e oceanos em 2020,  e esse número deverá aumentar à medida que a pandemia progride.

mascara
OceansAsia

Cada máscara leva cerca de 450 anos para se decompor, o que se traduz em um impacto para a fauna marinha ainda mais preocupante se a isso juntarmos as pelo menos 12 toneladas de plástico que a cada ano chegam ao mar e que matam pelo menos 100 mil mamíferos marinhos e tartarugas.

A organização OceansAsia, sediada em Hong Kong, pediu aos governos que propusessem medidas políticas que combatam o impacto no meio ambiente, juntamente com a implementação de medidas alternativas, investindo no desenvolvimento para resolver o problema das máscaras descartáveis ​​em massa.

mascaras-recolhidas-do-oceano
OceansAsia

Do estudo garantem que já existem outras opções reutilizáveis ​​e sustentáveis ​​para praticamente qualquer uso de plástico descartável, inclusive máscaras faciais de uso diário.

Pois ao menos que seja extremamente necessário, como o uso em hospitais, podem ser usados de maneira responsável, por exemplo, itens reutilizáveis e laváveis.

mascaras
OceansAsia

A OceansAsia pede urgentemente que o descarte das máscaras seja feito de uma perspectiva responsável, se não quisermos ver grandes repercussões em mais alguns anos.

Consciência ambiental já! É urgente!

*Tradução e adaptação REDAÇÃO RH. Com informações UPSOCL.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS






COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia