Comportamento e Psicologia

Uma pessoa mostra quem é de verdade quando é contrariada

Conhece alguém assim?

Quando contrariada, uma pessoa pode revelar os seus maiores segredos, já que a sua ira desconstrói a máscara que ela vestia e desorganiza a sua razão.

Humildade intelectual

Algumas pessoas têm grande dificuldade de aceitar opiniões diferentes e se ofendem quando suas ideias não são aceitas. A essas pessoas, falta humildade intelectual.

Humildade intelectual está relacionada ao fato de saber ouvir “não”, uma palavra negativa que é a chave para um conhecimento que trará coisas positivas. Para aprender a ouvir uma negativa ou uma contraposta à ideia que, a princípio, achávamos genial, devemos nos manter abertos e ter humildade para receber novos conhecimentos.

Quando nos permitimos ouvir as opiniões contrárias, sem nos ofender com o que nos foi dito, angariamos benefícios muito maiores, e nos munimos de informações preciosas para que possamos melhorar o que, para nós, já era bom, e crescer emocionalmente.

O não pode nos chatear, mas é necessário para que possamos avaliar as nossas ideias e objetivos.

Alguns adultos reagem feito crianças mimadas diante de uma contrariedade. O adulto é uma criança que cresceu, mas em alguns, a criança ainda habita, e aparece em algumas reações espontâneas. Esse sentimento se deve a um excesso de preocupação dos pais em impedir que essa criança passasse por frustrações durante a infância. E quando uma criança não se frustra, ela inevitavelmente se torna um adulto intransigente.

Contrariar os impulsos e imposições de uma criança ajuda a prepará-la para o futuro, auxiliando-a a definir prioridades e a criar novas fórmulas de alcançar objetivos. Sem aprender a se frustrar, essa criança se transformará em um adulto que não fará concessões. Totalmente inflexível, intolerante, será conhecida pela sua austeridade e rigidez ao fazer valerem os seus princípios.

A pessoa que não aceita opiniões contrárias causa aversão em um ambiente de trabalho e dificilmente consegue manter relacionamentos afetivos construtivos. O lema de sua vida é: manda quem pode; obedece quem tem juízo!

Mas a vida não é tão simples assim, não é mesmo?

Não saber ser contrariado afeta problematicamente pontos cruciais da nossa vida. No ambiente de trabalho, se a pessoa é uma mera funcionária, com certeza, passa a ser mal vista pelos colegas, que também, com toda certeza, não a suportam. Além disso, ela perde muitas oportunidades de aprender com os colegas e até com os seus superiores por acreditar que as suas ideias sempre são melhores do que as das outras pessoas.

E mesmo quando precisa ceder, por uma força maior, porque o chefe mandou, ela fica revoltada e “meio que” torce o nariz para a ideia aprovada, como se torcesse para dar errado, só para depois poder dizer: “Eu avisei.”

Se o intransigente for o chefe, o dono, o empreendedor, os seus funcionários simplesmente não possuem voz, eles estão ali, mas seria melhor se fossem robôs, que entram quietos, fazem o que lhes foi determinado e depois vão embora.

O problema maior em uma pessoa que não aceita ser contrariada assumir um posto de respeito e poder é que ela constantemente comete erros, por ignorância ou por excesso de confiança, mas coloca a culpa nos outros justamente porque não admite falhas e não escuta ninguém.

Sabemos que devemos aprender com as falhas para crescer, que não há vitória sem derrota e que é com a experiência que alcançamos o sucesso, mas a pessoa que não admite ser contrariada finge não saber disso. E a rotina dentro do ambiente de trabalho se torna insustentável

Já dentro de um relacionamento afetivo e/ou amoroso, seja em um casamento, namoro ou amizade, a pessoa que não aceita ser contrariada vive impondo suas vontades, e geralmente escolhe parceiros inibidos, fracos e submissos, até para não terem que bater de frente e em dado momento precisar ceder.

No relacionamento, o que ela mais gosta de ouvir é: “decida você, meu amor”, ou “faça o que você achar melhor”, ou ainda “como você quiser”. Quando amam, amam porque são constantemente elogiados, mas se afastam logo que sentem que suas fragilidades e defeitos foram descobertos.

Na verdade, essas pessoas que, quando contrariadas, se revoltam e esperneiam, não passam de pessoas inseguras e presunçosas, que acreditam que o mundo gira em torno dos seus umbigos.

Você não consegue aceitar opiniões contrárias? Quando contrariado, sente-se humilhado e rejeitado? Pare e pense: se o estão contrariando, algum motivo existe. Ou você está errado e deve parar e analisar suas atitudes ou o outro está errado. Mas você só saberá isso se você se abrir e escutar. Parar e refletir sobre tudo que foi dito, sem se ofender.

De qualquer forma, na vida tudo é aprendizado. Permita-se discutir e expor os seus pontos de vista, mas respeite também os pontos de vista dos outros de forma lógica, racional e paciente. Portanto:
– Cresça e amadureça! Não é fácil crescer, mas é necessário. A sua atitude imatura e intransigente já deve ter causado muitos danos em seus relacionamentos. Aceite que está na hora de ser mais maleável.

– Pare de impor suas ideias, isso é extremamente chato e repugnante. Aprenda a ter humildade intelectual.

– Permitir-se se frustrar é fundamental para o desenvolvimento da inteligência emocional. A frustração é importante para que nos identifiquemos como seres humanos iguais aos outros e para que desenvolvamos empatia e compaixão.

– Esse seu orgulho não o levará – nem nunca levou – a nada. Tenha humildade e aprenda a escutar. Una isso à boa vontade, e verá que os demais sentirão a sua mudança, perceberão que estará mais agradável a convivência com você.

A pessoa que não gosta de ser contrariada pode ser uma pessoa insegura, egocêntrica, que precisa se autoafirmar e que se limita a um mundo criado por ela mesma, que se coloca num pedestal, e por conta disso, afasta as pessoas que sempre são niveladas por baixo, já que, no alto do pódio, só cabe um.

Essas pessoas, geralmente, se fazem de vítimas, essa é a maneira que encontram para poder escapar de uma condenação quando perdem a razão frente a uma contrariedade. O vitimismo é também uma válvula de escape por não querer ou não gostar de ter sido contrariada.

Nunca se esqueça…

Quando emitirem uma opinião contrária à sua, exercite a paciência, respire, conte até 10, diga que precisa sair por um instante, arrume um tempinho para pensar até conseguir processar melhor as informações e as críticas que recebeu, depois volte mais calmo, ponderando os prós e os contras. Não saia por aí esbravejando, batendo o pé, fazendo birra igual a uma criança, para tentar fazer valer a sua opinião. É feio e ninguém mais aguenta.

*texto de Fabiano de Abreu – Doutor e Mestre em Psicologia da Saúde pela Université Libre des Sciences de l’Homme de Paris; Doutor e Mestre em Ciências da Saúde na área de Psicologia e Neurociência pela Emil Brunner World University;Mestre em psicanálise pelo Instituto e Faculdade Gaio,Unesco; Pós-Graduação em Neuropsicologia pela Cognos de Portugal;Três Pós-Graduações em neurociência,cognitiva, infantil, aprendizagem pela Faveni; Especialização em propriedade elétrica dos Neurônios em Harvard;Especialista em Nutrição Clínica pela TrainingHouse de Portugal.Neurocientista, Neuropsicólogo,Psicólogo,Psicanalista, Jornalista e Filósofo integrante da SPN – Sociedade Portuguesa de Neurociências – 814, da SBNEC – Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – 6028488 e da FENS – Federation of European Neuroscience Societies-PT30079.
E-mail: deabreu.fabiano@gmail.com

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu Rodrigues é psicanalista clínico, jornalista, empresário, escritor, filósofo, poeta e personal branding luso-brasileiro. Proprietário da agência de comunicação e mídia social MF Press Global, é também um correspondente e colaborador de várias revistas, sites de notícias e jornais de grande repercussão nacional e internacional. Atualmente detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa brasileira e internacional, reconhecido por grandes nomes do jornalismo em diversos países. Como filósofo criou um novo conceito que chamou de poemas-filosóficos para escolas do governo de Minas Gerais no Brasil. Lançou o livro ‘Viver Pode Não Ser Tão Ruim’ no Brasil, Angola, Espanha e Portugal.

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

3 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

4 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

4 dias ago