Um dia, alguém vai te abraçar com tanta força que todos os seus pedaços quebrados se encaixarão novamente.

Resiliência Humana

Um dia, alguém vai te abraçar com tanta força que todos os seus pedaços quebrados se encaixarão novamente.

Por Jasmim

Abraçar é a forma mais bonita de comunicação que permite que a outra pessoa saiba o tanto que ela é importante para você.

Abraçar é a forma mais bonita de comunicação

Essa é uma das coisas mais incríveis que poderíamos dar a outra pessoa. Abraçar é essencialmente uma forma de terapia em si.

Quando recebemos abraços, isso nos dá uma sensação de conforto, carinho, amor, compreensão e muitos outros sentimentos indescritíveis. Dito isso, você não concorda que dar um abraço um ao outro todos os dias seria uma boa ideia?

As mudanças fisiológicas que experimentamos profundamente enquanto estamos sendo abraçadas podem ser descritas como uma das formas definitivas de ser humano e vivo.

1. Abraços podem aumentar sua auto-estima

A partir do momento em que nascemos, o toque de nossa família nos mostra que somos amados e especiais. Durante a infância, os abraços amorosos que recebemos se desenvolvem em nosso senso de valor próprio, que levamos à idade adulta no nível celular.

As associações de autovalor e sensações táteis de nossos primeiros anos ainda estão inseridas em nosso sistema nervoso quando adultos. É por isso que, quando nos sentimos tristes, um abraço inseguro ou confuso pode muitas vezes transformar esses sentimentos em sentimentos de autovalor e atitude positiva.

2. Reduz os níveis de estresse

Abraçar alguém pode aliviar a maior parte do estresse de maneira imediata e eficaz. Muitas vezes subestimamos o poder do abraço.

O que acontece é que, ao ser abraçado, o nível de cortisol que circula por todo o corpo é reduzido tremendamente.

Isso significa que nossas mentes são capazes de se acalmar e pensar sem estresse. Da próxima vez que estiver com seu parceiro, dê-lhes o maior abraço que puder convocar!

3. Abraços aprimoram relacionamentos

Um bom abraço aumenta a sensação de segurança, segurança e confiança. Essas são as bases de todos os relacionamentos saudáveis. A pesquisa mostrou que as relações nas quais o abraço e o toque estão presentes tendem a ser mais fortes e duradouras.

A troca de energia entre as pessoas que abraçam é um investimento no relacionamento. Incentiva a empatia e a compreensão. E o todo é mais do que a soma de suas partes: 1 + 1 = 3 ou mais! É mais provável que isso resulte em resultados ganha-ganha e relacionamentos mais duradouros.

4. Abraçar Melhora o humor geral

Quando você abraça alguém, você começa a aumentar a produção de serotonina no cérebro, que é o produto químico essencial necessário para uma atitude / humor positivo. Isso também aumenta sua auto-estima.

Algo a ter em mente quando se pensa em depressão ou em pessoas solitárias, é que elas estão experimentando níveis realmente baixos de serotonina.

Quando você abraça alguém, o cérebro começa a liberar mais serotonina e endorfina nos vasos sanguíneos, criando prazer e expulsando a tristeza.

5. Abraços podem diminuir o risco de doença cardíaca

Os hormônios liberados no corpo após um abraço não servem apenas para sentimentos felizes – eles também podem ajudar sua saúde física. Quando alguém toca em você, a sensação na pele ativa os receptores de pressão chamados corpúsculos pacinianos, que enviam sinais para o nervo vago, uma área do cérebro responsável por (entre muitas coisas) a redução da pressão arterial.

O contato humano-humano também reduz os níveis do hormônio do estresse, o cortisol, no corpo. E isso, por sua vez, ajuda a facilitar o fluxo sanguíneo e a diminuir a frequência cardíaca.

6. Equilibra o sistema nervoso

Apenas dando um abraço em alguém, você já começou a equilibrar seu sistema nervoso.

Pequenos sensores de pressão em forma de ovo, conhecidos como corpúsculos pacíficos encontrados na pele, estão ligados ao cérebro através do nervo vago.

Essencialmente, o que isso significa é que eles sentem a sensação de serem tocados.

O que acontece quando a umidade e a eletricidade pairam sobre a pele durante um abraço podem mostrar um estado equilibrado do sistema nervoso parassimpático, algo que é alcançado pela coerência psicofisiológica criada quando você está abraçando alguém com paixão!

7. Abraçar também é importante para adultos

O toque físico e o abraço podem combater os sentimentos de solidão que surgem à medida que as pessoas envelhecem. Uma casa de repouso em Nova York conduziu um estudo no qual eles implementaram um programa chamado ‘Embraceable You’. A ideia era incentivar o contato entre gerações e o contato entre moradores e funcionários, a fim de melhorar o bem-estar dos moradores.

Os resultados foram conclusivos, com os residentes que foram tocados ou abraçados três ou mais vezes por dia, com mais energia, sentindo-se menos deprimidos, mais capazes de se concentrar e com mais sono repousante do que seus colegas menos abraçados.

Fontes: spa-in-spain.com, upperperspectives.com

*Via Wake up Your Mind. Tradução e adaptação REDAÇÃO Resiliência Humana.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS







COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia