A vida não é uma corrida de velocidade, mas de resistência. Isso significa que para ir mais longe e em melhor forma é necessário manter um certo equilíbrio: saber quando é hora de parar e quando é hora de apressar o passo ou mesmo parar para recuperar as forças. No entanto, o fato é que a manutenção desse equilíbrio é difícil, especialmente quando dependem das emoções.

A armadilha do “investimento emocional”

Uma das armadilhas mortais que tendem a cair está no “investimento emocional”. Na prática, nós não abandonamos um projeto, um relacionamento ou qualquer outra coisa a que estamos ligados, simplesmente porque temos investido tempo, esforço e sentimentos sobre isso.

Na verdade, é uma armadilha muito comum no campo dos negócios. Uma pessoa tem investido tanto em uma atividade que, embora este não funciona mais e gerar perdas, a pessoa se recusa a reconhecer e continua investindo ignorado.

No campo das relações também ocorre. Muitas pessoas pensam que eles passaram tantos anos juntos, que não faz sentido separar. Eles acreditam que vão perder o “investimento emocional” e estão atolados em uma relação desgastada e que já tiraram-lhes a vontade de viver.

Este curta mostra, de forma inequívoca, que às vezes não sabemos quando é hora de parar e ainda estamos obcecados com a nossa meta, sem perceber que ela pode nos custar a vida. Ele também mostra a enorme influência que podem ter hábitos nas decisões que tomamos, por isso, preferimos nos manter ligado a estes, em vez de mudar.

Desistir a tempo não é fracassar

Embora nós associamos a palavra “desistir” a falha ou falta de vontade, a verdade é que às vezes é a decisão mais inteligente. Você tem que saber quando você pode continuar a investir emocionalmente e quando é hora de parar. Se não formos capazes de reconhecer este ponto, podemos chegar a arruinar nossas vidas, literalmente.

Felizmente, existem alguns sinais que indicam que talvez seja hora de mudar de rumo:

1. Os resultados esperados estão mais e mais longe. Se você está dando o melhor de si mesmo e trabalhando duro, mas os resultados esperados estão cada vez mais longe, você provavelmente precisa reavaliar seus objetivos ou o caminho que tomou.

2. O desgaste que esta sofrendo não vale a pena. Cada meta geralmente representa um desafio para conseguir algo que realmente vale a pena, você precisa de um certo nível de empenho e esforço. No entanto, tudo tem um limite, por isso, se você está sofrendo o desgaste é muito grande, talvez você deve perguntar a si mesmo se ele realmente faz sentido para ir em frente sacrificar.

3. As circunstâncias mudaram. Às vezes você pode ser tão focado em um projeto ou em um relacionamento que você perde de vista todo o contexto e não percebem que as circunstâncias mudaram, tornando o seu esforço em vão. De tempos em tempos, você deve parar e reavaliar a viabilidade de seus objetivos.

Publicado originalmente em Rincón de la psicología – Tradução e adaptação: Resiliência Humana