Destaque

Um brinde aos inconformados!

O mundo necessita de regras e normas, as pessoas também. Somos meio desobedientes por natureza e, muitas vezes, nossa empolgação necessita de freios, sejam aqueles que nossos limites éticos constroem, sejam os que se pautam por legislações e normas de convivência.

Além disso, infelizmente, existem pessoas que desconhecem a interação social como ela deve ser, pois somente pensam em si mesmas. Priorizam seus objetivos, acima de tudo e de todos, pouco se importando com os sentimentos alheios, com as feridas que vão deixando pelo caminho. Em um grau extremo, inclusive, esse comportamento indica alguma psicopatia.

Quando nos tornamos adultos, devemos deixar para trás algumas características que são próprias das crianças e dos adolescentes. Amadurecer requer uma visão de mundo mais empata e comedida. No entanto, alguns comportamentos, salvaguardadas as devidas proporções, deveriam permanecer, ao contrário do que usualmente acontece, tais como a capacidade de se encantar de uma criança e o inconformismo de um adolescente.

Tais características deveriam ser mantidas, porém aprimoradas, amadurecidas. Não tem como se encantar com a ingenuidade pueril, ou se revoltar destemperadamente com a intensidade de um adolescente. O que é desejável tem a ver com um olhar crítico e oxigenado sobre as pessoas, a vida, o mundo. Tem a ver com não aceitar a dor como companheira, com não se submeter a convenções castradoras ilógicas e não se calar diante do que fere.

Inconformar-se positivamente faz com que a arte, a música, a poesia se ressignifiquem, tornando-se porta-vozes de uma maneira outra de encarar a vida. Faz com que absurdos sejam vencidos, injustiças sejam reparadas, minorias sejam ouvidas. Torna possível a pessoa se encontrar, encontrar seu caminho, seus amores, seus propósitos. Cada conquista de alguém que não se conforma alcança um tanto de pessoas que se entristecem sob contrariedades impostas por quem dita regras de acordo com o que pensa.

Não se trata de gente que contradiz tudo, sem nem saber por qual motivo exatamente, ou de forma agressiva, mas de quem defende causas e derruba preconceitos num caminho que pode não ser tranquilo, mas que é limpo e necessário. Portanto, um brinde aos inconformados com o que pode mudar, aos que se lançam, que contestam, que abraçam e enxergam além de si, pois por eles o mundo avança, renova-se, respira de novo.

Prof. Marcel Camargo

Graduado em Letras e Mestre em "História, Filosofia e Educação" pela Unicamp/SP, atua como Supervisor de Ensino e como Professor Universitário e de Educação Básica. É apaixonado por leituras, filmes, músicas, chocolate e pela família.

Recent Posts

Estamos mesmo à procura da próxima causa do “fim do mundo” nos quartos?

Vivemos uma era de profundas transformações sociais, culturais e tecnológicas. Entre as muitas mudanças que…

2 dias ago

Destino ou coincidência? Um amor cármico vai reaparecer na vida desses 3 signos

Há histórias de amor que nunca chegam ao fim — apenas adormecem, esperando o momento…

2 dias ago

O único alimento que você nunca deve colocar na air fryer, segundo especialistas

Nos últimos anos, a airfryer se tornou um verdadeiro fenômeno dentro da cozinha do mundo…

2 dias ago

Simulação impressionante revela o que acontece com o corpo após 30 dias sem consumir açúcar

Você já se perguntou o que realmente acontece com o corpo quando você decide cortar…

2 dias ago

Como eliminar o cheiro de fritura da cozinha em minutos (segredo dos chefs revelado!)

Fritar batatas, peixe ou croquetes é uma delícia — mas o cheiro que fica na…

2 dias ago

Cozy Home para o outono de 2025 – decorações e acessórios para a tua própria zona de chillout

Cozy Home, ou seja, uma casa acolhedora que convida a ficar e a desfrutar de…

4 dias ago