Trocas injustas: Quando você dá mais do que recebe.

Esse texto é pra você que sente que sempre oferece mais do que recebe nas suas relações, sejam profissionais, pessoais ou afetivas. O incômodo que você sente é constante porque há o desejo inconsciente de reciprocidade. Há a expectativa do receber algo em troca, mas esse algo, nem sempre vem como você espera.

O fato é que, isso acontece e você nem sabe porque isso acontece.

A verdadeira natureza dessa falta de reciprocidade é o desequilibrio das suas relações. Você atrai pessoas que não tem condições, não sabem ou não querem oferecer a você o que você merece. Enquanto você, se desdobra para oferecer a elas mais do que você precisava.

Você talvez não saiba que você oferece mais do que recebe porque tem enraizada, uma necessidade de agradar, e esse medo de desagradar faz com quer você diga não para você e sim para os outros.

Você diz sim até para coisas que machucam ou causam dor, e diz não para coisas que poderão te fazer bem e te libertar desse ciclo de padrões de comportamentos tóxicos que te colocam em relacionamentos desequilibrados.

As suas trocas são injustas porque você não constrói relações equilibradas. Você faz o que faz pelos outros, na esperança de receber algo em troca, e quando não recebe, você se frustra e se decepciona.

A reciprocidade vai além de receber o mesmo que recebe, ela está no doar aquilo que se tem e aceitar receber aquilo que o outro tem. Nem mais nem menos.

Ou seja, se o outro não tiver nada para oferecer ou muito pouco, ele já está sendo recíproco, porque ele esta dando o que para ele é possível. Afinal, não tem como dar o que a gente não tem, não é mesmo?

Se você escolhe se envolver com pessoas que não possuem nada para oferecer, ou que possuem muito pouco, a responsabilidade pela falta de reciprocidade é de quem? Do outro que não consegue alcançar as suas expectativas, ou de quem criou as expectativas?

Deixo essa pergunta pra você e peço que reflita diante das escolhas que você vem fazendo.

Quer viver relações mais felizes? Me chame no direct @rhamuche e agende uma consulta individual ou escreva Mentoria nos comentários que te enviarei um link com as informações.

Assista essa live onde explico como alcançar a reciprocidade nas suas relações:

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. Foto de Thibault Debaene na Unsplash VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.