Toque: Técnica promete aliviar o estresse em poucos segundos

Pesquisadora atesta que o toque em algumas partes do corpo como mãos, partes do rosto e cabeça aliados a uma afirmação positiva é uma maneira simples e rápida de aliviar o estresse.

“Sentindo estressado? É ‘um pouco estranho’, mas tocar a si mesmo ajuda a acalmar a mente e o emocional – e é fácil aprender.” Me deparei com esse título de uma psicóloga americana e logo pensei: Uau, existe pesquisa para isso? Eu sempre soube que o toque tem o poder de nos acalmar, mas não tinha conhecimento sobre um estudo que tivesse experienciasdo e pudesse provar isso.

A abordagem conhecida como Técnicas de Liberdade Emocional (EFT) é abrangente, mas é uma modalidade terapêutica pertencente à Psicologia Energética. Ela atua no sistema de energia do corpo, e é utilizada para promover o reequilíbrio energético e proporcionar a liberdade emocional.

Existem muitos pontos, como os da acupultura, a serem explorados dentro do conceito, mas ela demonstra em vídeo (em inglês) que é um jeito simples e prático de retomar o equilíbrio.

Veja como ela faz:

Consiste e é chamado de “toque” porque a técnica estimula pontos de acupressão no rosto e no corpo com um processo de toque suave com dois dedos.

A evidência para esta abordagem simples para redução do estresse tem crescido exponencialmente. A pesquisa agora mostra que o “toque” é benéfico para controlar compulsão por comida, depressão, ansiedade, fobias e transtorno de estresse pós-traumático.

Muitas pessoas duvidam de técnicas do tipo, mas devemos duvidar de tudo, apenas não devemos descartar as evidências. E elas existem, portanto, experimente e conte pra gente! Parece estranho, mas funciona!

Segundo o Dr. Uruhay, o estresse é um mecanismo importantíssimo de adaptação do ser humano aos perigos em seu ambiente. Portanto, o que deve preocupar é o estresse crônico acumulado ao longo do tempo, que acaba elevando os níveis dos hormônios cortisol e adrenalina, causando queda da imunidade, aumento de peso e de resistência à insulina, além de aumento da pressão arterial e arritmias cardíacas.

Como os efeitos do estresse são cumulativos, as doenças geradas por ele podem surgir meses depois da fonte de estresse ter se encerrado. Isso faz com que muitas pessoas não percebam o problema, tornando-se conscientes dele apenas quando adoecem.

Entre os males causados pelo estresse estão hipertensão, úlcera, queda da imunidade, dores lombares, ansiedade, depressão, doenças cardíacas, problemas digestivos e disfunções reprodutivas/sexuais. Além disso, o estresse crônico é uma das maiores causas do envelhecimento precoce e um grande problema para a produtividade no trabalho.

Dessa forma, os benefícios de investir em ações para reduzir os níveis de estresse entre seus são maiores do que as dúvidas, não são?

*DA REDAÇÃO RH. Foto: Reprodução/Pixabay)

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

RECOMENDAMOS









Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia