Categories: Conhecimento

Todos os dias o seu silêncio me diz que eu fiz o certo ao me afastar

Por NAt medeiros

Eu sempre tive certeza que a decisão que eu tomei era mesmo a mais acertada. Mas, às vezes, principalmente no início, eu me pegava me questionando: “E se…?”. E se eu tivesse feito diferente, e se eu não tivesse demonstrado tanto, e se eu tivesse dividido a atenção que eu oferecia a você com um outro alguém? E se eu tivesse sido menos exclusiva, e se eu tivesse te tratado como alguém sem tanta importância pra mim? E se eu tivesse te amado menos?

Nós nunca sabemos o impacto que alguém vai causar em nossas vidas até que abrimos a porta e deixamos aquela pessoa entrar. O fato é que eu quase fechei a porta pra você. Foi por muito pouco que não te ignorei como forma de finalizar aquele nosso primeiro contato. Quando você pediu meu telefone, eu tive o impulso de te excluir, mas ao contrário disso, te ignorei. Fiquei dois dias sem te responder, eu não sabia o que fazer. Por fim, num impulso, te mandei meu número já pensando nas desculpas que eu haveria de te dar para te ignorar sem culpa.

A vida nos surpreende e ela me surpreendeu muito quando causou o nosso encontro. Não foi no primeiro nem no segundo encontro que eu me apaixonei. Mas desde a primeira vez que conversamos pessoalmente, eu percebi que ali havia uma mente pensante e eu sempre me atraí muito por pessoas inteligentes. Ao te conhecer melhor, sentimentos surgiram. Com o tempo, evoluíram. Me envolvi, relutei, mas por fim me entreguei e posso dizer que foi um caminho sem volta. Te amar menos era impensável, ter sido menos exclusiva do que fui não era alternativa pra mim. Eu nunca me envolvi com mais de uma pessoa simultaneamente. E agora que eu amava alguém eu iria fazer isso? Esse tipo de jogo não cabia na minha vida. Se eu te perdesse, que fosse por amar demais e nunca por valorizar de menos. Eu não estava disposta a errar. Não com você.

Mas nenhuma relação depende apenas de uma só pessoa. E com o tempo eu fui obrigada a encarar a verdade: você não queria ser amado, pelo menos não por mim. E amar alguém que não quer ser amado é mais que arriscado, é atestado de sofrimento. Apesar de tudo, eu ainda estive disposta a ficar ali. A tentar transpor barreiras. Mas de onde eu tirava obstáculos, você construía muros. Nós dois não tínhamos os mesmos objetivos, um dia você disse. E você disse nada menos que a verdade. Eu terminei aquilo porque não havia caminho mais acertado que o fim.

Por mais que eu tivesse certeza desta decisão, como eu disse, às vezes me perguntei se aquilo era o melhor (era o mais certo, mas seria o melhor?). Procurei nas músicas, nos livros e nos astros resposta para os meus questionamentos. Em vão. Nada me respondia. Meses se passaram sem que eu encontrasse esclarecimento. Foi só então que eu percebi que meses se passaram e você se manteve calado. E o seu silêncio dizia tudo, ele era a resposta que eu procurava. O seu silêncio me mostrou todos esses dias que eu fiz o certo ao me afastar.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Especialista em divórcios explica por que homens e mulheres traem de formas completamente diferentes

No mundo todo, a traição continua sendo uma das principais causas de divórcio. De acordo…

3 horas ago

Especialista em longevidade alerta: se você não consegue fazer essas 5 coisas, seu corpo está envelhecendo mais rápido

De acordo com o Dr. Mitch Ghen, especialista em medicina antienvelhecimento e diretor médico da…

3 horas ago

Cientistas descobrem possível “cura” para calvície que faz cabelo crescer em apenas 20 dias

Pesquisadores da Universidade Nacional de Taiwan anunciaram uma descoberta promissora: um soro capaz de estimular…

3 horas ago

Tem apenas 6 episódios, mas já é o suspense número 1 da Netflix em 64 países

Recentemente, uma nova produção da Netflix vem conquistando diversos espectadores na plataforma, alcançando o topo…

3 horas ago

Milton Nascimento lamenta morte de Lô Borges com homenagem emocionante: “Um vazio e uma saudade enorme”

Neste último domingo (2), o Brasil amanheceu de luto com a notícia da morte de…

3 horas ago

Estamos mesmo à procura da próxima causa do “fim do mundo” nos quartos?

Vivemos uma era de profundas transformações sociais, culturais e tecnológicas. Entre as muitas mudanças que…

3 dias ago