É claro que ciúmes é um sentimento comum e passível a qualquer pessoa. O problema do ciumento é a insegurança que ele tem consigo mesmo. “Para aplacar esse sentimento, ele vai tentar controlar o outro na tentativa de minimizar essa falta de segurança”, explica a psicóloga e líder coach, Maura de Albanesi. Segundo ela, todo ciumento é um tremendo controlador que sente como se o outro fosse sua posse.
Ciúmes causa sofrimento dos dois lados
O ciúme se torna um agravante na relação quando ele deixa o outro rendido a essa insegurança. Normalmente, o ciumento atribui a culpa da sua insegurança ao outro projetando toda essa dificuldade no outro e fazendo com que essa relação seja minada pela desconfiança.
Querendo ou não, o ciumento está sempre desconfiando e suscitando a culpa no outro. Assim, a relação se enche de cobranças, inseguranças, culpas e desconfianças.
É assim, segundo a especialista, que o ciumento acaba sempre querendo invadir o livre arbítrio do outro. “A pessoa ciumenta quer que o outro faça tudo segundo suas regras.
É quase como uma chantagem, um controle e uma dominação”, descreve. O pior é que essa situação machuca os dois interessados na relação já que o ciumento não suporta que o outro seja livre para fazer o que bem entende.
O ciúme pode ser considerado normal quando é refletido em cuidado e zelo. “Quando se gosta, é comum sentir um pouco de ciúme, cuidar e zelar por aquilo. Mas não cercar a pessoa de cobranças e fiscalizações. O ideal é dar atenção e afeto, para que o outro se sinta importante”, completa.
O infarto, uma das principais causas de morte no Brasil, deixou de ser uma preocupação…
Você já se perguntou o que o seu sobrenome diz sobre a sua ancestralidade? Muito…
A atriz Bella Campos, de 26 anos, teria sido vista chorando nos bastidores da TV…
Alguns signos simplesmente parecem nascer com uma estrela brilhando mais forte sobre eles. Enquanto muitos…
Recentemente, durante uma entrevista ao WOWcast, Xuxa Meneghel surpreendeu os fãs com uma revelação chocante.…
Recentemente, o campeão do BBB24, Davi Brito, foi formalmente acusado pela Justiça do Amazonas por…