Você se lembra das aulas de matemática da escola? Que tal reviver esse momento com um exercício simples, mas que pega muita gente desprevenida?
Resolver desafios matemáticos como esse não apenas exercita o cérebro, como também proporciona aquela sensação gostosa de ter acertado algo que parecia complicado.
Este tipo de problema matemático viral costuma circular nas redes sociais, confundindo muita gente justamente por parecer simples demais. E é aí que mora o perigo! Vamos te mostrar como resolver passo a passo — e com base nas regras corretas da matemática. Vamos lá?
7 + 7 ÷ 7 + 7 × 7 – 7 = ?
Se você disse 49, a solução deste desafio é para você! Esse tipo de cálculo exige atenção à ordem das operações matemáticas, também conhecida como regra de precedência. Se você seguir a sequência correta, chegará facilmente à resposta. Mas, se for resolvendo na ordem em que os números aparecem, vai errar o resultado.
De acordo com as regras da matemática, a ordem correta das operações é:
Neste caso, não há parênteses nem potências, então vamos direto para divisão e multiplicação, antes de somar e subtrair.
Cálculo original:
Agora, seguimos a ordem:
Substituímos esses valores:
Agora é só resolver da esquerda para a direita:
Resultado final: 50
Embora pareça um exercício matemático simples, muitos se confundem ao tentar resolver rapidamente. Por isso, lembrar da ordem das operações matemáticas é fundamental para não cometer erros. Esse tipo de exercício é ótimo para treinar o raciocínio lógico e manter o cérebro ativo.
Se você acertou, parabéns! Caso contrário, agora já sabe o segredo. Continue praticando com outros desafios e compartilhe com amigos para ver quem ainda se lembra da matemática da escola!
Imagem de Capa: Canva
Ter uma herança bilionária é o sonho de muita gente. Para Marlene Engelhorn, no entanto,…
Recentemente, tanto nas redes sociais quanto na comunidade LGBTQIA+, um novo termo vem sendo usado…
Se uma lagartixa começou a aparecer na sua casa com frequência, isso não é apenas…
Quando alguém descobre uma traição, a dor costuma vir acompanhada de uma pergunta que não…
Há quem busque paz, silêncio e um contato profundo com a natureza. Mauro Morandi levou…
Com o fim do ano, muitas pessoas ficam se perguntando se o próximo ano será…