Terapia não faz milagre é a sua postura à partir dela que faz.

Robson Hamuche
terapia-nao-faz-milagre-e-a-sua-postura-a-partir-dela-que-faz

Terapia não faz milagre é a sua postura à partir dela que faz.

O autoconhecimento é a chave para a alta performance, para o sucesso pessoal e para construir relacionamentos saudáveis.

Autoconhecimento é um termo usado na psicologia para descrever as informações que um indivíduo utiliza ao encontrar uma resposta para uma pergunta complexa: “Quem sou eu?”.

Conhecer a si mesmo é uma das habilidades mais importantes para o desenvolvimento e crescimento do indivíduo em todas as áreas de sua vida.

Saber lidar com situações e emoções diversas impactam diretamente na forma com que nos relacionamos com as pessoas e com o mundo ao nosso redor. Consequentemente, a forma com que lidamos com as pessoas e situações impactam na nossa sensação de bem-estar e felicidade.

A terapia é uma das melhores ferramentas de autoconhecimento, mas ela não faz milagre, é preciso que você mude de postura, e comece a agir positivamente diante dos desafios da vida para que o milagre da mudança verdadeiramente aconteça.

Algumas perguntas podem ajudar nesse processo. Utilize um caderno ou diário e realize os exercícios a seguir, que te conduzirão pelo caminho do autoconhecimento.

Fazer e responder perguntas sobre si mesmo permite estimular o autoconhecimento e te fazer refletir sobre suas atitudes, emoções e comportamento.

Através das respostas também é possível mudar algumas atitudes em busca do seu desenvolvimento pessoal. Esses são alguns exemplos de perguntas para fazer a si mesmo:

Quais são os meus objetivos de curto prazo?

Quais são os meus objetivos de médio prazo?

Quais são os meus objetivos de longo prazo?

O que eu gosto de fazer e gostaria de fazer mais?

O que eu não gosto de fazer e gostaria de ter que fazer menos ou não fazer?

O que me faz bem?

O que me desagrada?

Como eu reajo em situações desafiadores e de estresse?

Do que eu tenho medo?

O que eu gosto e sinto orgulho em mim mesmo?

Que atitudes eu gostaria de eliminar dos meus hábitos?

Que tipo de lugares gosto e costumo frequentar?

Quais são meus hobbies?

Que hobbies eu gostaria de desenvolver?

Se você nunca fez terapia e não se conhece bem, vive em estado de sofrimento e reclamando da vida, você precisa encerrar esse ciclo de dor, e para isso, é preciso pedir ajuda.

E nada melhor do que fazer terapia para poder tecer uma compreensão profunda de si mesmo.

Mas um simples incentivo não vai mudar você de verdade, o que realmente vai fazer a diferença é a sua vontade de fazer diferente, é a sua contribuição em ação.

Um bom psicoterapeuta te ajuda a melhorar a tomada de decisões.

Faz você olhar para as atitudes inconscientes que estão te levando a obter resultados negativos, e te leva a olhar para a própria vida conscientemente.

Diante dos questionamentos do terapeuta, pouco a pouco você passa a entender a importância de viver o presente e a desenvolver a empatia para fazer escolhas mais assertivas.

Quando você se sente perdido e escolhe não fazer terapia, você perpetua o seu sofrimento.

E, a cada novo dia, você se afasta mais da sua essência amorosa porque inconscientemente, você está escolhendo olhar para fora, e constantemente, fica se comparando com os outros, se culpando e culpando os outros, julgando as situações da vida, as pessoas e a si mesmo de uma forma negativa.

A terapia faz o oposto, ela te aproxima de quem mais importa na sua vida: VOCÊ!

Caso queira saber mais sobre constelação familiar, terapia e trabalhar seu autoconhecimento mande um direct PARA @RHAMUCHE. EU POSSO TE AJUDAR!

*DA REDAÇÃO RH. *Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana. *Foto de hesam jr no Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS






COMENTÁRIOS




Robson Hamuche
Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.