Conhecimento

Tai Chi Chuan pode promover estabilidade emocional e atrofia lenta da substância cinzenta em idosos

O treinamento de Tai Chi Chuan pode promover estabilidade emocional e atrofia lenta da substância cinzenta em idosos

Por ERIC W. DOLAN

Os praticantes de Tai Chi a longo prazo tendem a ter melhor estabilidade emocional e mais massa cinzenta em importantes estruturas cerebrais, de acordo com uma nova pesquisa que examinou pessoas com idades entre 60 e 70 anos. O estudo foi publicado na Frontiers in Psychology.

“Alterações estruturais adversas no cérebro, especialmente a atrofia da substância cinzenta, são inevitáveis ​​no envelhecimento”, disse o autor do estudo Zhiyuan Liu , professor associado da Universidade Normal de Shaanxi, na China.

“O Tai Chi é um exercício popular para adultos na China, que combina artes marciais chinesas e movimentos meditativos com um tipo de relaxamento iogue através da respiração profunda.

Comparado com outros exercícios que contêm um elemento de meditação, o Tai Chi é geralmente reconhecido como uma terapia complementar segura e de baixo custo. ”

Os pesquisadores usaram imagens de ressonância magnética (MRI) para comparar a estrutura cerebral de 31 praticantes de Tai Chi a longo prazo com 31 participantes que correspondiam à idade, sexo e nível de atividade física.

Os membros do grupo de Tai Chi praticam Tai Chi há cerca de 10 anos em média.

O grupo Tai Chi pontuou mais alto nos testes de atenção plena e estabilidade emocional em comparação ao grupo controle. O grupo Tai Chi também apresentou maior volume de massa cinzenta nas duas regiões importantes do cérebro, o tálamo esquerdo e o hipocampo esquerdo.

Os resultados indicam que a prática de Tai Chi a longo prazo pode ter um papel protetor na redução da atrofia da substância cinzenta, melhorar a estabilidade emocional e alcançar um envelhecimento bem-sucedido dos idosos, disse Liu à PsyPost. “Então, por favor, continue e aproveite o Tai Chi!”

Os resultados também estão alinhados com um estudo anterior , que descobriu aumentos no volume cerebral e melhorias nos testes de memória e pensamento em idosos chineses que praticavam Tai Chi três vezes por semana.

Mas o estudo atual – como todas as pesquisas – inclui algumas limitações.

“A principal limitação foi que o estudo atual era um estudo transversal, não um estudo controlado randomizado.

Portanto, havia um potencial viés de auto-seleção. Essa auto-seleção pode ser devida a fatores genéticos, socioeconômicos, de conveniência ou ambientais, que não foram avaliados diretamente.

Assim, esses resultados podem não generalizar de maneira robusta e podem ser causados ​​por outros fatores que não foram medidos ”, afirmou Liu.

“Isso deve ser considerado com cuidado ao atribuir causalidade. Como tal, no futuro, realizaremos um estudo longitudinal e um estudo controlado randomizado para investigar as mudanças na estabilidade emocional após o treinamento prolongado de Tai Chi. ”

O estudo, “ Experiência de Tai Chi de Longo Prazo Promove Estabilidade Emocional e Reduz a Atrofia da Matéria Cinzenta para Idosos ”, foi de autoria de Sijia Liu, Lin Li1, Zhiyuan Liu e Xiuyan Guo.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

22 horas ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

22 horas ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

23 horas ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

23 horas ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago