Supere pessoas tóxicas sem descer ao mesmo nível.

O mundo está repleto de pessoas tóxicas. São os pobres de espírito que tiram a paz da nossa alma. Elas nos colocam para baixo com seu egoísmo e maldade, nos ferem com suas traições e desafetos e nos enganam com sua falsidade e dissimulação. Nosso coração se quebra.

Desta forma, sofremos de angústia e deixamos com que a raiva tome conta dos nossos pensamentos. Mas não podemos nos perder em uma mediocridade que é do outro.

Entretanto, se devolvemos na mesma moeda, nos comportamos de uma forma que nós mesmos desprezamos. Por outro lado, tirar uma pessoa de nossa vida com elegância é fortalecer nossa própria qualidade como ser humano.

Além do mais, eleva nossa autoestima e causa bem-estar, simplesmente, porque uma pessoa de alma boa não precisa desses 7 comportamentos:

1. Provar que é melhor

Não entre nessa disputa. Se uma pessoa lhe causou mal, recolha os cacos do seu coração e vá embora com a certeza de que você pode mais.

A necessidade de se mostrar para provar que também pode é pura perda de tempo. Suas qualidades não saírão de dentro de você. O tempo revela quem é quem.

2. Falar pelas costas

A ânsia de desmascarar quem nos fez mal é sempre grande.

Desse modo, sentimos nos impelidos a apontar seus defeitos, relatar as maldades com outras pessoas e até distorcer a realidade para ela parecer pior.

Certamente, isso é um alívio momentâneo, um círculo negativo e viciante de vitimização que não cura a mágoa de fato. Apenas confie no Universo. Ele fará justiça.

3. Ofender

Frequentemente, sofremos atentados inimagináveis contra nossa moral, nosso coração. Vem um ímpeto de explodir, de gritar os piores palavrões, de tocar fundo nas feridas que sabemos que o outro tem.

Mas isso só nos faz tão vilão quanto quem nos causou dor. Além de ser completa falta de educação e representar o comportamente das pessoas tóxicas.

Paciência é mais do que elegância, é sabedoria.

4. Brigar

Entrar em discussões com quem não quer entender o quanto está equivocado não nos leva a nada. Seja indiferente, e afaste-se.

Sem dúvidas, mais inútil ainda que a troca de insultos, a agressão física é a resposta dos fracos e destemperados que perdem para seu lado animal quando sua própria alma não é capaz de achar resposta melhor.

5. Dar o troco

Com a vingança, nos igualamos ao nosso inimigo. Sem ela, superamo-lo. Porque dar o troco na mesma moeda significa ter valores iguais.

Dito isso, a melhor vingança é a indiferença, porque significa não ser atingido pelo mal de quem quis lhe derrubar. Não existe gesto mais nobre do que sorrir genuinamente em paz diante de um desafeto.

6. Tratar mal

Evidentemente, isso significa dar importância para quem lhe fez mal. É mostrar que o golpe lhe atingiu e que você está ferido. Pessoas tóxicas que fazem isso.

Por isso, seja educado, indiferente, mas não trate mal. Assim, irá mostrar ao seu oponente que nada o afeta, e, consequentemente, ele achará inútil tentar lhe atingir novamente.

7. Indiretas na rede social

Indireta virtual demonstra falta de personalidade de olhar nos olhos e ser sincero ou simplesmente mandar uma mensagem no privado.

Esconder-se atrás de postagem na rede social é infantil. Resultado de um caráter fraco. É uma tentativa de se autoafirmar para alguém que pode nem ler a postagem.

Então, da próxima vez que uma pessoa o atingir ou lhe decepcionar o deixando triste e cabisbaixo levante a cabeça altivo e siga com elegância, majestade, senão a coroa cai.

E mais do que isso, é deixar toda a toxidade para trás e limpar sua alma da negatividade alheia.

*Foto de Giorgio Trovato no Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








"Luciano Cazz é publicitário, ator, roteirista e autor do livro A TEMPESTADE DEPOIS DO ARCO-ÍRIS." Quer adquirir o livro? Clique no link que está aí em cima! E boa leitura!