Autores

SUCESSO ALHEIO NÃO INCOMODA GENTE FELIZ

“Não grite alto a sua felicidade” – tudo bem, mas por quê?

– Que óculos lindo Mari, onde comprou?
– Ah obrigada, numa feirinha na Croácia.
– Ah então ta né! – seguido de uma reviradinha de olho.
– Mas lá é tudo muito barato, paguei só 5 euros. – me adiantei rapidamente.
– Humm, é mesmo?

E depois que terminei a conversa sobre os baixos custos da cidade de Zadar na Croácia, fiquei me sentindo desconfortável. Desconfortável por ter que ficar sempre justificando uma experiência que tive e que conquistei com todo mérito. Desconfortável porque se eu não explicasse que viajei sem luxo nenhum, seria certamente julgada como esnobe.

Vocês já sentiram que é preciso diminuir o tempo todo as grandezas realizadas para ser bem aceito nos meios de convivência? A sociedade brasileira tem algo de coitadismo já intrínseco na sua essência, e mais do que isso somos educados para sermos sempre extremamente humildes, discretos e nunca falar demais dos nossos sucessos.”Não grite alto a sua felicidade” ou “Compartilhe com os outros apenas o essencial”.

Não só em realizações materiais, mas também nas relações pessoais, ressalta-se o coitadismo. Se por exemplo, alguém diz que o namoro acabou porque foi traído, todos rapidamente oferecem o ombro e os melhores conselhos. As pessoas querem saber detalhes sórdidos e a conversa pode se estender por horas. A vítima da situação vira até herói. Agora se é dito para as mesmas pessoas que o relacionamento vai muito bem obrigado, que nunca sentiu-se tão completo com alguém e que rola sexo todo dia, irão dizer “legal” e provavelmente pensar que estas deslumbrado.

No meu caso, eu não viajo porque sou rica. Eu apenas priorizo mais experiências do que posses na minha vida e sofro consequências por isso, claro. Escolhas, mas das quais até hoje não me arrependi. E mesmo assim, dificilmente posso compartilhá-las.

É claro que ninguém gosta de uma companhia que vive se vangloriando e falando o tempo todo de si. O famoso mala. Mas às vezes, só queremos compartilhar aquilo que vimos de melhor, passar adiante um bom aprendizado ou uma bela memória. O que há de errado nisso? Que chatice! Parece que nós temos que aspirar sucesso e dinheiro secretamente.

Geração de hipócritas. Todos querem, mas é feio demonstrar. E se falar demais, rapidamente “empobreça” a sua história e sua experiência. Humildade em primeiro lugar. Blah!

E tenho observado que esse tipo de julgamento nada tem haver com classe social. Não são as pessoas mais humildes que se incomodam, e sim as que estão no mesmo nível social de quem conta a história. É como dizer que sente inveja da Gisele Bundchen. Ninguém de fato sente inveja de uma modelo maravilhosa, multimilionária com uma família perfeita. Essa realidade está muito distante. A inveja existe das pessoas que possuem o mesmo que nós e que de algum jeito, conquistam bens materiais ou pessoais que não possuímos (ou que não investimos).

Ou seja, quem está feliz com a própria vida, dificilmente irá colocar energia negativa na conquista do outro. O sucesso alheio incomoda quem está infeliz e que involuntariamente não está pronto para demonstrar para o outro um interesse sincero.

E é claro que ninguém é feliz o tempo todo, mas acredito que felicidade não é aquilo que tiramos do Mundo, e sim o que oferecemos à ele. Felicidade não vem das pessoas que nos relacionamos, mas das relações que oferecemos à elas.
Pois bem, eu ofereço o meu interesse pelo novo antes de qualquer superficialidade.

Mari Rivas

Bailarina fora dos padrões posturais, atriz sem sucesso, estilista mal compreendida, me formei por fim em Marketing e me especializei em Invenções Tecnológicas e Redes Sociais. Hoje trabalho, estudo e escrevo para falar menos sozinha. Adoro moda e simpatizo com pessoas pelo tênis que usam, antes mesmo de trocar um “olá”. Sou apaixonada por cinema, séries de tv, viagens, artes e animais. Prefiro ser chamada de “admiradora investigativa” do que “stalker profissional”.

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

1 dia ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

1 dia ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

1 dia ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

1 dia ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago