Sua vida está bagunçada? Listamos 4 dicas para se reorganizar!

Gabi Barboza

Ao sentir que a sua vida está bagunçada, pare tudo e respire. As chances de estar mesmo desorganizada, são grandes. Mesmo sendo adultos, cheios de bagagem emocional e cicatrizes que nós mesmos criamos; estamos sujeitos a errar.
Vamos dizendo muito “sim”, assumindo responsabilidades que não devíamos. Aguentando a convivência com pessoas que nos fazem mais mal que bem. Permitindo relações pessoais que pesam o nosso dia. Acabamos deixando a vida tornar-se bagunçada.


E vem o peso de sentir que estamos levando mais jarras que devíamos. É o momento onde a bagunça se torna um fardo e fica complicado de seguir. Muita gente vai levando, levando, mais um dia, mais um dia e acaba não suportando.
Por mais que a vida seja linda, ela exige que coloquemos limite. Nas atitudes alheias, nas relações pessoais. Não podemos permitir que fique bagunçada. Ao sentir que “as coisas estão fora do lugar”, é bem capaz mesmo que estejam.
E só você pode reorganizar. Vai precisar de resiliência, foco e força nesse objetivo. Não precisa deixar de ser você. Pelo contrário, só precisa voltar a ser quem você era. E mexer em algumas situações que talvez a procrastinação te faça “ir levando”.

Erramos, permitirmos que a vida fique bagunçada. E isso não é ruim. Faz parte da ciranda que bate e afaga, chamada Vida. Ao perceber toda essa confusão, é necessário tomar algumas atitudes.

Aí vão quatro atitudes pra te ajudar a reorganizar a vida:

1. Ver onde está errando:
Ao sentir que “você não está sendo você mesma”. Ou se pegar pensando “o que estou fazendo?”, pare tudo e veja onde está o erro.

2. Rever objetivos
Às vezes, decidimos seguir por caminhos errados pra chegar a certos objetivos. O sentimento da vida bagunçada vem forte. Vale à pena repensar esse caminho e o objetivo.


3. Se o que você faz atualmente te incomoda, pare de fazer
Mesmo que seja algo bom, mas com gente tóxica te cercando, se desligue disso. Escolher caminhos que não nos fazem bem e nos colocam à mercê de pessoas que só querem nos sugar, deixa a vida bagunçada também. Não vale à pena.

4. Defina como seguir daqui pra frente
Talvez seja necessário sozinha consigo mesma para fazer essa definição. Vida bagunçada exige atitudes e decisões. Colocar tudo em ordem leva tempo, às vezes dói.

Organizar a vida, é como uma faxina: primeiro, tudo fica fora do lugar. Pra depois ficar mais leve, agradável e melhor de se viver. Após a “faxina”, ficará bem mais leve.

Se apesar dessas quatro atitudes que citei, não ter como consertar a situação, aproveite a experiência. Decida consigo mesma aprender com esse erro e não repita mais. Algumas portas em nossas vidas precisam ser fechadas.
E às vezes, mesmo com a jornada bagunçada, essas portas são finalmente fechadas. Permita que se tranquem e siga a sua caminhada! Ciclos precisam ser finalizados. Deixe que um novo se inicie, mas sem deixar de ser você.
Sem colocar de lado os seus valores. Sem exigir muito de si mesma. Sem permitir que o ego fale mais alto que seu caráter.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Gabi Barboza
É graduanda em Psicologia, tem 32 anos. Como o que faz o mundo dela girar, são as pessoas, trabalha com Recursos Humanos. É mineira, bem casada com um Gaúcho lindo. Mora em Porto Alegre desde 2012. Está sempre lendo e ama escrever. Se sente rica, por ter vários livros em uma estante que é o seu tesouro. Ama se engajar em causas sociais, crê que a única coisa que levamos desse mundo, é o que plantamos. E que as boas obras, são fundamentais.

COMENTÁRIOS