Sua tarefa não é curar pessoas tóxicas! Sua tarefa é se curar do que te conecta a elas.

Todo ato de cura começa com uma decisão de mudar. Com a aceitação de que a vida é feita de mudanças, e de que não é possível atingir resultados diferentes, permanecendo igual.

A responsabilidade por essa decisão de mudar é estritamente pessoal. Você jamais conseguirá mudar alguém, se esse alguém, não reconhecer que essa mudança se faz necessária.

Quando você rotula alguém, que você conhece, como tóxico, a verdade é que você se encontra em guerra consigo mesmo, com a sua própria necessidade de julgar e com a forte sensação de que você precisa mudar a sua realidade.

A sua percepção em relação a essa pessoa, que você julga ser tóxica, pode ser a percepção que você não consegue ter de si mesmo. Porque o outro é um espelho, muitas vezes, desfocado, outras vezes, superdimensionado, de nós mesmos.

Não digo que a outra pessoa não tenha seus defeitos e não precise rever suas atitudes, o que digo é que você só tem o poder de mudar a si mesmo.

Enquanto você não entender que, quem precisa mudar é você, seja de postura, de casa, de cidade, de comportamento, seus pensamentos, emoções e sentimentos, você continuará atraindo pessoas “tóxicas” em sua vida. E esse ciclo só será encerrado quando você se curar de tudo o que te liga a elas.

A menos, e até que, eles peçam ajuda a você, seria inapropriado considerá-los como pessoas que necessitam de sua ajuda.

Aprenda uma lição libertadora: Só ofereça ajuda a quem te pedir ajuda! Todas às vezes que você interferir e oferecê-la a quem não deseja ajuda, não importa o quão bem-intencionado você seja, esse ato soará como um ataque a individualidade e a autenticidade do outro. Espero que essa lição esteja clara para você.

Se a pessoa reconhecer a necessidade de mudar por si só e te pedir ajuda, mesmo assim, sugira que procure aconselhamento profissional. POr mais qualificada que você seja, o seu envolvimento emocional poderá interferir na sua fala.

Alguém que é verdadeiramente tóxico terá muitos assuntos complicados para resolver e será melhor apoiado por alguém treinado profissionalmente para lidar com essas questões.

Se existem pessoas em sua vida que você julga serem “tóxicas”, entenda que a primeira pessoa que precisa pedir ajuda e se curar, é você.

Envie um direct para @rhamuche, eu posso te ajudar a se libertar e a se curar de tudo o que te conecta a elas!

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, terapeuta transpessoal e Constelador Familiar.

*Foto de Morgan Sessions no Unsplash.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

RECOMENDAMOS









Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.