Sua melhor experiência vai vir depois da sua pior frustração! Não desista!

A frustração é uma resposta emocional ao estresse. É um sentimento comum que todos experimentarão ou já experimentaram. Algumas pessoas experimentam frustração a curto prazo – como uma longa espera no supermercado – mas para outras, a frustração pode ser uma constante.

O que te estressa, pode não ser motivo de estresse para outra pessoa, mas algumas coisas podem causar essa frustração em nós, como o desvalorização no trabalho, perseguir um objetivo que você não consegue alcançar, tentar resolver um problema e não encontrar uma solução, entre muitas outras situações cotidianas que nos trazem o sentimento de impotência.

É aquele sentimento de irritabilidade ou raiva por causa da incapacidade de conseguir algo. Estar em constante estado de frustração pode levar a muitos problemas que afetam seu bem-estar e saúde mental, como:

– Perda de confiança;

– Comportamento agressivo;

– Irritabilidade;

– Depressão;

Você percebe que está convivendo com a frustração quando você desiste rapidamente dos seus objetivos, assim que se depara com uma dificuldade ou obstáculo.

Isso significa que você fica frustrado consigo mesmo ou com a sua reação diante dos desafios.

Isso pode significar que você está insatisfeito com a maneira como você lida em cada situação.

Um sinal de que você está sendo vencido pela frustração, é quando, constantemente, você começa a ter pesadelos, ou insônia, porque a preocupação com a forma que você vem encarando a vida, começa a afetar o seu sono.

Estudos mostram que a frustração a longo prazo também causa pesadelos, isso porque ela traz a sensação de incompetência. E se suas necessidades de realização em sua vida diária não estão sendo atendidas, isso também pode resultar em uma noite de sono ruim.

Uma pessoa que não tem uma boa noite de sono, acaba sentindo o efeito em todas as áreas da sua vida. E não dormir também nos deixa frustrados. Essa frustração também pode levar a uma conversa interna negativa que induz a uma espiral negativa de pensamento, levando a um comportamento mais agressivo.

Se você percebeu que se encontra frustrado, você precisa buscar ajuda para mudar esse jogo. Uma pessoa frustrada acaba sempre cometendo os mesmos erros porque ela segue padrões negativos e acredita que tudo o que faz acaba fracassando.

Se você quer se tornar uma pessoa vitoriosa você precisa aprender a ser resiliente e promover uma mudança de postura.

Siga esses passos e, principalmente, não desista dos seus sonhos. Lembre-se: Numa noite, Pedro não pescou nada, e na noite seguinte, ele fez a maior pescaria da sua vida!

1 – Encontre uma maneira alternativa de atingir seu objetivo ou reestruturar seu plano.

2 – Reconheça o que você pode mudar e o que não pode. Aceitar a situação pode aliviar sentimentos frustrados quando você percebe que não tem controle sobre o que aconteceu.

3- Faça exercícios. O exercício produz endorfinas, e faz você se sentir realizado, aliviando o estresse.

4 – Admitir que se sente frustrado é o primeiro passo para superar. Seja honesto com você e promova ações que vão te deixar orgulhoso de si mesmo.

Se você continuar tendo problemas com frustração e a raiva, me chame no direct @rhamuche, eu posso te ajudar.

Depois do seu maior fracasso poderá vir a sua maior realização, não alimente a frustração, alimente a confiança e siga em frente!

*DA REDAÇÃO RH.
Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, terapeuta transpessoal e Constelador Familiar.

Foto de Matteo Vistocco no Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

RECOMENDAMOS









Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.