Conhecimento

Sono nosso de cada dia

Por: Mais Minas

O estresse faz parte da rotina de grande parte da população, com isso um sono de qualidade tem se tornado uma realidade distante para muitas pessoas.

É durante o sono que nosso corpo se recupera das atividades exercidas durante o dia e se revigora para o dia seguinte. Devido à importância de se dormir bem é que surgem diversas recomendações populares para a indução do sono, dentre elas a ingestão de leite morno antes de se deitar.

A crença de que o consumo de leite morno pode induzir o sono se deve à presença de triptofano em sua composição. O triptofano é um aminoácido envolvido na produção de melatonina e serotonina que são hormônios com papel fundamental na regulação do sono.

A disponibilidade desse aminoácido depende, além da ingestão de alimentos fontes, da quantidade de aminoácidos neutros, incluindo a leucina, isoleucina e valina, visto que estes competem com o triptofano para atravessar a barreira hematoencefálica. Dessa forma, a ingestão de grandes quantidades de proteínas (ricas nos aminoácidos citados) diminui a captação de triptofano pelo cérebro. Em contraponto, a ingestão de carboidratos aumenta as concentrações cerebrais de triptofano à medida que ocorre o aumento dos níveis circulantes de insulina, pois esta estimula a captação dos aminoácidos neutros pelo músculo esquelético, tornando o triptofano mais biodisponível para a síntese dos neurotransmissores. Desse modo, a ingestão de laticínios acompanhados de carboidratos na forma de biscoitos ou cereais, como aveia e granola, por exemplo, no período noturno pode favorecer um sono de qualidade.

Além de preferir estes alimentos no período noturno, deve-se evitar alimentos gordurosos e estimulantes. Os alimentos gordurosos tem uma digestão mais difícil, causando desconfortos o que prejudica o sono. Alimentos estimulantes (café, chás, chocolates, refrigerantes) devem ser evitados, pois estimulam o sistema nervoso, dificultando o processo do sono, devido ao fato de manterem o sistema nervoso em estado de alerta.

Do ponto de vista científico não existem evidências que comprovem a eficácia do consumo de leite morno para melhorar o sono, porém não existem contraindicações, caso seja notado um estado de relaxamento após o consumo. O fato é que o triptofano, sobretudo quando associado ao consumo de carboidratos, é benéfico à saúde por proporcionar um sono de melhor duração e qualidade. No entanto deve-se dar preferência ao leite na forma desnatada, pois com menor teor de gorduras a digestão se torna mais fácil, o que poupa energia do organismo e possibilita um relaxamento real.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

5 Alimentos que podem imitar alguns efeitos do Ozempic de forma natural

Medicamentos que atuam no hormônio GLP-1 ganharam enorme popularidade nos últimos anos por ajudarem no…

8 horas ago

Um dos filmes mais polêmicos da história teve cenas tão extremas que acabou proibido em vários países

Poucos filmes provocaram tanta reação, censura e debate quanto “Crash: Estranhos Prazeres”, lançado em 1996…

8 horas ago

Isaac Newton previu uma data para o fim de uma era — e ela está mais perto do que parece

Isaac Newton é lembrado como um dos maiores gênios da ciência moderna, responsável por leis…

8 horas ago

Henri Castelli é desclassificado do BBB 26 após sofrer duas crises convulsivas

O BBB 26 mal começou e já está dando o que falar nas redes sociais.…

5 dias ago

Feriados bem planejados em 2026: como transformar 13 dias de férias em até 44 dias de descanso

Marcar férias sem planejamento costuma render menos descanso do que poderia. Em 2026, quem organiza…

6 dias ago

Ciclo sombrio chega ao fim: 4 signos encerram 12 anos de bloqueios e iniciam uma nova fase

Na astrologia, alguns ciclos não duram meses, duram anos. E há períodos tão longos e…

6 dias ago