Conhecimento

Sono nosso de cada dia

Por: Mais Minas

O estresse faz parte da rotina de grande parte da população, com isso um sono de qualidade tem se tornado uma realidade distante para muitas pessoas.

É durante o sono que nosso corpo se recupera das atividades exercidas durante o dia e se revigora para o dia seguinte. Devido à importância de se dormir bem é que surgem diversas recomendações populares para a indução do sono, dentre elas a ingestão de leite morno antes de se deitar.

A crença de que o consumo de leite morno pode induzir o sono se deve à presença de triptofano em sua composição. O triptofano é um aminoácido envolvido na produção de melatonina e serotonina que são hormônios com papel fundamental na regulação do sono.

A disponibilidade desse aminoácido depende, além da ingestão de alimentos fontes, da quantidade de aminoácidos neutros, incluindo a leucina, isoleucina e valina, visto que estes competem com o triptofano para atravessar a barreira hematoencefálica. Dessa forma, a ingestão de grandes quantidades de proteínas (ricas nos aminoácidos citados) diminui a captação de triptofano pelo cérebro. Em contraponto, a ingestão de carboidratos aumenta as concentrações cerebrais de triptofano à medida que ocorre o aumento dos níveis circulantes de insulina, pois esta estimula a captação dos aminoácidos neutros pelo músculo esquelético, tornando o triptofano mais biodisponível para a síntese dos neurotransmissores. Desse modo, a ingestão de laticínios acompanhados de carboidratos na forma de biscoitos ou cereais, como aveia e granola, por exemplo, no período noturno pode favorecer um sono de qualidade.

Além de preferir estes alimentos no período noturno, deve-se evitar alimentos gordurosos e estimulantes. Os alimentos gordurosos tem uma digestão mais difícil, causando desconfortos o que prejudica o sono. Alimentos estimulantes (café, chás, chocolates, refrigerantes) devem ser evitados, pois estimulam o sistema nervoso, dificultando o processo do sono, devido ao fato de manterem o sistema nervoso em estado de alerta.

Do ponto de vista científico não existem evidências que comprovem a eficácia do consumo de leite morno para melhorar o sono, porém não existem contraindicações, caso seja notado um estado de relaxamento após o consumo. O fato é que o triptofano, sobretudo quando associado ao consumo de carboidratos, é benéfico à saúde por proporcionar um sono de melhor duração e qualidade. No entanto deve-se dar preferência ao leite na forma desnatada, pois com menor teor de gorduras a digestão se torna mais fácil, o que poupa energia do organismo e possibilita um relaxamento real.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Padre é acusado de intolerância religiosa após piada com fé de Preta Gil durante missa na Paraíba

Recentemente, na cidade de Areial, na Paraíba, o padre Danilo César realizou uma missa em…

4 dias ago

Golpe em aeroportos: TSA emite alerta urgente sobre fraude que rouba seu dinheiro em segundos

Recentemente, a Administração de Segurança no Transporte dos Estados Unidos (TSA) emitiu um alerta urgente…

4 dias ago

Zé Felipe entra na Justiça contra Virginia Fonseca e pede investigação completa dos bens: partilha pode envolver R$ 200 milhões

O fim do casamento entre Zé Felipe e Virginia Fonseca ganhou um novo capítulo polêmico.…

4 dias ago

“Padrinho da IA” alerta: estes são os empregos que podem desaparecer com o avanço da inteligência artificial

Com os avanços da tecnologia, a inteligência artificial vem evoluindo rapidamente. Dessa maneira, cresce um…

4 dias ago

Adam Sandler quebra recordes na Netflix com nova sequência de comédia: mais de 46 milhões de visualizações em 3 dias

Adam Sandler está provando mais uma vez por que continua sendo um dos nomes mais…

4 dias ago

ChatGPT não é seu terapeuta: CEO da OpenAI faz alerta sobre uso emocional da IA

Recentemente, nas redes sociais, um tendência um tanto inusitada vem crescendo entre os internautas: usar…

5 dias ago