Síndrome de Tourette: Condição que afeta ‘Cara de Sapato’ prejudica o convívio social
A condição do lutador “Cara de Sapato” pode prejudicar o convívio social, em especial em situações de estresse, como no reality.
Um dos participantes do BB23, o lutador Antônio Carlos Júnior, mais conhecido como “Cara de Sapato”, chamou a atenção do público pelos seus “tiques” repetitivos como, movimentos com o braço, nariz e boca, mas o que muitos não sabem é que ele havia sido diagnosticado há sete anos com a Síndrome de Tourette.
A síndrome de Tourette é um distúrbio neuropsiquiátrico que é marcado pela presença de alguns tiques, que podem ser motores, vocais ou múltiplos, como movimentos repetitivos ou fungar, limpar a garganta e até mesmo proferir xingamentos frequentemente, o que pode causar constrangimentos, ansiedade e irritabilidade, além de prejudicar o convívio pessoal do indivíduo afetado.
Como Neurocientista eu avalio que, a estadia do lutador no reality pode gerar um ambiente propício para o aumento dos sintomas da síndrome.
Estar confinado em um reality show e submetido a provas de resistência e dinâmicas pensadas para estressar os participantes, pode contribuir para o aumento da frequência e intensidade dos tiques, o que pode se estender, até mesmo, após a sua saída do confinamento, devido à pressão social, rotina desgastante de entrevistas e cobranças por atitudes dentro do programa”
No entanto, como ele já realiza tratamento para a síndrome há muito tempo e os participantes contam com apoio à saúde mental, com profissionais que devem estar a par da saúde dele, é possível que esses impactos sejam reduzidos significativamente, mas não impedem que o quadro seja vivido constantemente pelo lutador dentro da casa.
Cara de Sapato chegou a revelar durante o reality que começou a sentir os sintomas da síndrome desde criança e que já achou que estava ficando maluco
Mas que após a ida a um neurologista foi diagnosticado e deu início ao tratamento que o ajudou a ganhar mais confiança e desenvolver melhor o controle dos tiques.
Você conhece alguém com essa síndrome? Aceitaria participar de um propgrama onde ela estaria em evidência?
Cara de Sapato teve muita coragem de expor a sua vulnerabilidade, e essa exposição poderá fazer muitas pessoas que não sabem ao certo se possuem ou não uma síndrome neurológica, a irem atrás de um diagnóstico preciso.
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA – American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE – Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva. Membro Mensa, Intertel e TNS.
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
O infarto, uma das principais causas de morte no Brasil, deixou de ser uma preocupação…
Você já se perguntou o que o seu sobrenome diz sobre a sua ancestralidade? Muito…
A atriz Bella Campos, de 26 anos, teria sido vista chorando nos bastidores da TV…
Alguns signos simplesmente parecem nascer com uma estrela brilhando mais forte sobre eles. Enquanto muitos…
Recentemente, durante uma entrevista ao WOWcast, Xuxa Meneghel surpreendeu os fãs com uma revelação chocante.…
Recentemente, o campeão do BBB24, Davi Brito, foi formalmente acusado pela Justiça do Amazonas por…