Destaque

Será que uma pessoa tem o poder de roubar a nossa paz?

Será que uma pessoa tem o poder de roubar a nossa paz?

Vez ou outra ouvimos dizer que alguma circunstância ou uma pessoa roubou a paz de alguém. Mas será possível que, de fato, algo ou alguém tenha mesmo este poder?

A paz é uma dádiva divina que precisa ser cultivada diariamente, não podendo ser somente uma mera opção de estilo de vida, mas uma prioridade de existência a ser fertilizada dia após dia.

Paz não é mercadoria que se compra, não é algo que se rouba, não é favor que se troca, tampouco, que se encontra, se ganha ou se perde, mas uma decisão de cultivo permanente, uma postura diante da vida.

A nossa paz interior é um compromisso, um contrato de responsabilidade que assinamos com a gente mesmo e, ninguém, tem o poder de roubar, a não ser que permitamos.

A vida diária é repleta de turbulências e desafios que existem para mim, para você e para o mundo inteiro, mas quando temos um compromisso inadiável em não somente oferecer morada à paz dentro de nós, mas sobretudo, agregá-la como parte nossa, podemos desnudar o nevoeiro que nos impede de vislumbrar as coisas com mais clareza, maturidade e discernimento para seguirmos mais conscientes e leves diante das tormentas da vida.

Por outras palavras, a mensagem que quero passar nesta reflexão são para pessoas e situações hodiernas em que precisamos nos posicionar, “tirar a munição “de quem porventura queira nos prejudicar, para desenvolvermos estratégias psicossociais de empoderamento.

Em nenhum momento a proposta do texto é alienada nem romantizada acerca das dificuldades da vida. Estas existem sim, mas em muitas situações poderemos sim nos posicionar, estabelecer limites.

A questão principal que o texto trata é o desenvolvimento da fortaleza interior, da resiliência.

É necessário ampliarmos a nossa consciência, contemplando o infinito do firmamento para então compreendermos que nenhuma preocupação nem ninguém deveriam nos subtrair a paz, pois reitero que esta nunca poderá ser roubada.

Há coisas em que uma postura proativa e assertiva pode promover resoluções e mudanças para problemas que vez ou outra se anunciam em nossas vidas como meio de autodesenvolvimento. No entanto, infelizmente, outras não estarão em nosso poder controlá-las, sequer solucioná-las naquele tempo em que desejamos.

Esta não é uma postura de resignação, falta de coragem ou estagnação, mas sabedoria mesmo, pois há coisas que por mais que tentemos resolver, somente causará mais desgaste, “entornando cada vez mais o caldo” e conseqüentemente nos afastando da solução que tanto ansiamos.

Há coisas que somente o tempo será capaz de explicar e de nos fazer compreender posturas e motivações, sendo assim, quando através de um apurado discernimento decidirmos que não há nada a ser feito e que de tudo já se foi tentado, o melhor é aquietarmos o coração, nos lembrando que nenhuma preocupação deveria nos tirar a paz de espirito, a alegria de viver, o seguir da vida com tranqüilidade.

Sempre pensamos que existe legitimidade nas preocupações e nas lamentações, como se a nossa postura desesperada fosse fonte da solução que procuramos para nos levantarmos dos tropeços da vida.

Contudo, quando a situação é “solucionada” de alguma forma- pois na roda da vida tudo é impermanente- poderemos então entender que aquilo que nos pressionava ou preocupava nunca foi resolvido em uma situação de turbulência emocional, pois os melhores “insights” para sairmos de situações desagradáveis vieram exatamente nos momentos de serenidade, de conexão conosco, de autorresponsabilidade.

Uma pessoa não tem o poder de tirar a nossa paz, esse poder, quem concede a ela, somos nós.

*DA REDAÇÃO RH. Foto de Dom Aguiar no Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Soraya Rodrigues

https://www.facebook.com/FechamentodeCicloeRenascimento/?fref=ts Soraya Rodrigues de Aragão é psicóloga, psicotraumatologista, escritora e palestrante. Realizou seus estudos acadêmicos na Unifor e Universidade de Roma. Equivalência do curso de Psicologia na Itália resultando em Mestrado. Especializou-se em Psicotraumatologia pela A.R.P. de Milão. Especializanda em Medicina Psicossomática e Psicologia da Saúde - Universidad San Jorge (Madri) e Sociedad Española de Medicina Psicosomática y Psicoterapia. Sócia da Sociedade Italiana de Neuropsicofarmacologia e membro da Sociedade Italiana de Neuropsicologia. Autora do livro Fechamento de Ciclo e Renascimento: este é o momento de renovar a sua vida. Edições Vieira da Silva, Lisboa, 2016; e do Livro Digital: "Transtorno do Pânico: Sintomatologia, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção e Psicoeducação. É autora do projeto «Consultoria Estratégica em Avaliação Emocional»

Recent Posts

Padre é acusado de intolerância religiosa após piada com fé de Preta Gil durante missa na Paraíba

Recentemente, na cidade de Areial, na Paraíba, o padre Danilo César realizou uma missa em…

21 horas ago

Golpe em aeroportos: TSA emite alerta urgente sobre fraude que rouba seu dinheiro em segundos

Recentemente, a Administração de Segurança no Transporte dos Estados Unidos (TSA) emitiu um alerta urgente…

21 horas ago

Zé Felipe entra na Justiça contra Virginia Fonseca e pede investigação completa dos bens: partilha pode envolver R$ 200 milhões

O fim do casamento entre Zé Felipe e Virginia Fonseca ganhou um novo capítulo polêmico.…

21 horas ago

“Padrinho da IA” alerta: estes são os empregos que podem desaparecer com o avanço da inteligência artificial

Com os avanços da tecnologia, a inteligência artificial vem evoluindo rapidamente. Dessa maneira, cresce um…

22 horas ago

Adam Sandler quebra recordes na Netflix com nova sequência de comédia: mais de 46 milhões de visualizações em 3 dias

Adam Sandler está provando mais uma vez por que continua sendo um dos nomes mais…

22 horas ago

ChatGPT não é seu terapeuta: CEO da OpenAI faz alerta sobre uso emocional da IA

Recentemente, nas redes sociais, um tendência um tanto inusitada vem crescendo entre os internautas: usar…

2 dias ago