Ser realista não é o mesmo que ser pessimista! Não confunda!

Conheço muita gente que pensam que estão sendo realistas, quando na verdade, estão sendo pessimistas. Elas olham para as situações do presente e buscam, constantemente, racionalizar, mesmo quando a razão não compreende os fatos.

O negativo e ruim é sempre evidenciado por elas. Isso acontece porque elas ficam tentando interpretar os acontecimentos, mas não percebem que as suas interpretações estão carregadas de pré-conceitos e de julgamentos.

Para o pessimista que se julga realista, uma mera contrariedade, se torna um martírio, muito difícil de ser transposto.

São pessoas que se dizem realistas, mas que colocam nessa realidade um peso maior do que ela realmente tem. Para elas, essa atitude é a mais certa, porque acham que, focar nos pontos positivos de cada situação é fantasiar, imaginar e se iludir.

Acontece que, quando elas fazem isso, elas perdem o poder de cocriar realidades mais felizes, porque não se dão conta que a realidade não é tão enfadonha quanto parece, elas não percebem que estão sendo pessimistas e não realistas, e que esse comportamento, está contribuindo para que o mal-estar se perpetue.

Uma pessoa realista olha para a realidade como ela se apresenta e a aceita. Mas ela não fica parada esperando que um milagre aconteça, ela age com coragem e busca ser justa e objetiva para encontrar soluções possíveis para o que não está bom em sua vida, no presente.

Já as pessoas pessimistas que acreditam ser realistas, elas estão mergulhadas em rancor, mágoa e ressentimentos, e esses sentimentos, acabam interferindo na noção que elas têm da própria realidade. Elas sempre acabam julgando as situações por um viés desfavorável, e passam a esperar sempre o pior.

Isso acontece porque elas estão mergulhadas em julgamentos emocionados, em crenças e certezas negativas, e com isso, passam a enxergar a realidade de uma forma muito distorcida.

Uma pessoa realista de verdade, vai olhar para os fatos sem julgamentos de valor, ela vai se perguntar o que ela pode fazer para que tudo fique melhor, ela não fica achando que nada pode ser feito, ela consegue aprender com os erros, buscar respostas em suas experiências, e traer soluções simples para o presente, porque enxerga a realidade como ela é, com o peso que ela tem.

UMA PESSOA REALISTA NÃO NEGA OS PROBLEMAS, E TAMBÉM NÃO CRIA MAIS PROBLEMAS DO QUE JÁ EXISTEM.

Quando um pessimista acha que está sendo realista, ele tende a complicar situações aparentemente simples de serem resolvidas, ele não enxerga soluções, apenas, mais problemas.

Quer saber se você está sendo realista ou pessimista? Perceba se você está conseguindo trazer mais soluções do que problemas para o aqui e agora. Essa autoanálise é fundamental para que você consiga resultados melhores no presente. E se sentir que precisa de ajuda nesse processo, me chame no direct @rhamuche, e agende uma consulta individual.

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, terapeuta transpessoal e Constelador Familiar. Foto de Nathan Dumlao no Unsplash.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.