Se você quer que coisas boas aconteçam na sua vida, você precisa entender isso:

Parece clichê, mas na prática é assim que funciona.

É provável que essa seja uma das afirmações mais recorrentes de movimentos de bem-estar, new age, ou nova espiritualidade: “atraímos o que emanamos”. Pode parecer esotérico e muitas vezes é. No entanto, é uma simples manifestação da Lei de Causa e Efeito de Newton.

Parece clichê reproduzir essa máxima, mas os clichês existem por motivos diferentes. Um dos motivos é o de que eles, muitas vezes, estão carregados de sabedoria e, se forem colocados à prova, funcionam. Esse é o motivo da frase, talvez clichê, do título, realmente funciona.

Vejamos de um ponto de vista mais pragmático:

Como já dissemos em textos anteriores, nosso relacionamento conosco nem sempre é dos mais suaves. A nossa formação está carregada de contradições, interpretações apressadas, relacionamentos egoístas, medos, e por aí vai.

Nossa sociedade, ainda, não aprendeu sobre si mesmo, sobre como atender as próprias necessidades de amor, muito menos, como amar o outro. Por consequência, nossa formação como pessoa é marcada pela autoimagem dos primeiros anos, que nos faz reagir de forma infantil.

Isso acontece quando não tivemos nossas necessidades de atenção e afeto satisfeitas enquanto crianças, com isso, não sabemos exatamente como nos amar e como nos fazer bem.

Buscamos, portanto, contextos que corroborem aquilo que achamos que merecemos.

O que nos é familiar, sempre será priorizado, em detrimento de uma forma nova e melhor de nos satisfazer.

Dessa forma, quando nos achamos minimamente merecedores de afeto e do bem, aprendemos quais são nossas verdadeiras necessidades, as aceitamos e as legitimamos. Assim, abertos ao bem-estar e fechados ao autoboicote, atraímos situações e pessoas melhores para a nossa vida.

Visões mais místicas enxergam essa frase da mesma forma, mas talvez com uma outra lente. Elas veem o Universo como um sistema energético, em que há inputs e outputs de energia.

Ou seja: para essa visão, se você emana energias construtivas, as receberá na mesma intensidade. O contrário também é verdade.

Reflita hoje: O que você vem atraindo para a sua vida? Como você se sente hoje?

Entenda: para receber o bem que você deseja, antes, você precisa mudar a forma como você se sente em relação a algo ou alguém, principalmente, sobre si mesmo.

*DA REDAÇÃO RH.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Professor de Yoga, RYT 200 em Yoga Alliance, foi professor na Universidade de Brasília, idealizador do Movimento Ahimsa e dedica-se a estudar o ser humano. Investiga com profundidade filosofias orientais e ocidentais, religião, meditação, psicanálise, história, antropologia e outras disciplinas. Titulou-se mestre em sociologia pela Universidade de Chicago onde estudou o desenvolvimento de religiões ditas "heterodoxas" no Brasil, é pesquisador do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito - CPAH e membro da sociedade de alto QI Mensa.