Se você está colhendo resultados negativos, por que você continua fazendo tudo igual?
Eu já fali algumas vezes, mas todas às vezes que fracassei, passado algum tempo, consegui me reerguer. Mas a verdade é que não foi a sorte que me ajudou a me levantar quando cai, foi a maneira que eu enxerguei a situação e a forma como eu decidi lidar com ela que me tiraram do buraco que eu mesmo me coloquei.
Muitas vezes, nos encontramos presos em padrões familiares, mesmo quando esses padrões não nos ajudam a alcançar os nossos objetivos. Você nem percebe, mas insiste em fazer do mesmo jeito, mesmo verificando que esse jeito, não está trazendo bons resultados. Isso acontece porque escolhemos fazer o que já é conhecido e temos medo de ousar fazer diferente.
A resistência à mudança é como uma força que nos prende a situações negativas e que se torna a nossa maior inimiga.
Em minha jornada como empreendedor identifiquei 4 padrões de comportamento que me fizeram fracassar e que costantemente trabalham contra o crescimento e o sucesso de qualquer negócio. São eles:
1) Zona de Conforto: É quando já temos algum conhecimento sobre o que estamos empreendendo e mesmo que não estejamos alcançando resultados positivos, escolhemos permanecer agindo da mesma forma, seguimos aplicando os mesmos métodos, porque nos parece seguro e familiar. Não aceitamos mudar de estratégia porque mudar exige esforço, risco e incerteza.
2) Medo do Desconhecido: Arriscar em um novo formato, em novas ideias e escolher fazer diferente causa uma certa ansiedade e pode ser assustador para algumas pessoas. E aqueles que se entregam a esse medo, são aqueles que preferem o mais fácil, fogem de desafios e escolhem ficar onde estão, mesmo que não esteja funcionando.
3) Hábitos inconscientes: Todos nós vivemos escravos de hábitos, alguns são positivos e nos levam a ter uma melhor qualidade de vida, outros são destrutivos e nos desviam dos nossos objetivos. O ser humano se acostuma muito fácil com as situações, mesmo com aquelas que causam dor e sofrimento. Acostumar-se é o grande vilão do crescimento e do progresso, porque quando você se acostuma com algo, dificilmente você vai fazer algum esforço para mudar a situação que te desfavorece.
4)Confusão Mental: A mente sempre traz aquilo que já foi vivido ou o que já é conhecido e o grande erro daqueles que estão caminhando para a falência é deixar a mente no controle, resolvendo os problemas. Porque quando se faz essa escolha, as soluções que se encontra, se conseguir encontrar soluções, já que normalmente, a mente fica trazendo mais e mais problemas, não trará resultados melhores, porque as sugestões vindas da mente são conhecidas. Por tanto, você continuará a fazer as coisas do mesmo jeito achando que teve uma grande ideia.
Qual a solução então?
1) Autorresponsabilidade: Você só vai conseguir atingir resultados melhores se você se responsabilizar pelos processos que não trouxeram bons resultados. Colocar a culpa nos outros é uma fuga e fugir te levará a apenas um caminho: o fracasso.
2) Tentar algo novo: Pequenas mudanças podem causar um grande impacto. Você precisa fazer diferente do que você já fazia para obter resultados igualmente diferentes e, talvez, infinitamente melhores.
3) Reconhecer os erros: O erro é uma oportunidade de aprendizado, aprenda com ele e faça melhor na próxima vez que for agir.
4) Organizar novas estratégias de ação vindas do coração: Tenha claro qual é o seu objetivo e deixe o coração te indicar as respostas, não a mente. Muitas pessoas fracassam por negar o que o coração já lhe indicou que precisa ser feito.
Se você está colhendo resultados negativos e sente que precisa de ajuda para fazer diferente e alcançar resultados melhores, eu posso te ajudar! Eu já passei por isso e me reergui todas as vezes. A vida sempre traz novas difiuldades e é urgente nos adaptar aos novos tempos.
Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.
Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. Foto de Daniel Lincoln na Unsplash VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.