Se você ainda está usando o Johnson & Johnson Baby Powder, isso pode fazer você parar!

Resiliência Humana

Na última semana a empresa Johnson & Johnson emitiu um recall de ‘muita cautela’. Esse recall ocorreu depois que a Food and Drug Administration (FDA) encontrou amianto em seu produto, que tem efeitos cancerígenos.

Embora esperemos que haja decência humana suficiente neste mundo para que as empresas que produzem produtos projetados para bebês sejam suficientemente seguras, às vezes não é esse o caso.

Johnson & Johnson, o infame farmacêutico, conhecido pelos hidratantes Aveeno, Band-Aids, Benadryl e, é claro, o seu pó de bebê exclusivo – foi atingido por um recall. Como muitos sabem, o pó não é apenas para bebês e é usado por homens e mulheres de todas as idades devido aos seus efeitos secantes e anti-odor.

Na sexta-feira, 18 de outubro de 2019, a empresa emitiu um recall sobre o amianto encontrado.

O amianto é um agente cancerígeno, que é conhecido por causar mesotelioma . Esse tipo de câncer se desenvolve a partir da fina camada de tecido que cobre muitos dos órgãos internos (conhecido como mesotélio). A área mais comum afetada é o revestimento dos pulmões e da parede torácica [1] .

A J&J enfrentou mais de 13.000 ações judiciais ao longo dos anos, muitas ainda estão em andamento e muitas alegaram que sua exposição a longo prazo à substância em seu pó de bebê causou câncer.

A J&J é conhecida por seu retorno corporativo de assinatura ‘seu produto é seguro e, em geral, não contém amianto’.

Embora o amianto se forme naturalmente ao lado do talco e, portanto, possa contaminar o talco durante o processo de mineração, nem todo o talco contém amianto. No entanto, é importante testar o talco para amianto e, se for positivo, deve ser evitado.

Por décadas, a empresa alega que seu talco para bebê não contém amianto. No entanto, existem evidências de que a J&J sabia que o amianto estava em seus produtos há décadas e, em 2018, uma mulher recebeu até US $ 29 milhões em um processo alegando que o amianto em seu pó de talco causou seu câncer.

Mesmo com incidentes como esse, parece que o amianto ainda consta nos talcos da empresa.

Em um relatório de 1971 ao início dos anos 2000, o pó de bebê foi testado periodicamente para quantias pequenas de amianto. No entanto, esses achados não foram divulgados.

Enquanto isso, as taxas de mesotelioma estavam aumentando. Agora, existem ainda mais evidências de que o talco cosmético, encontrado no talco para bebês, está causando esse câncer.

O mesotelioma é uma forma rara de câncer, afetando apenas 0,3% de todos os diagnósticos de câncer nos EUA. De acordo com a Organização Nacional para Desordens Raras, a taxa de sobrevida para o mesotelioma é de apenas 12 a 14 meses.

A Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC) considera os vínculos entre mesotelioma e amianto fortes o suficiente para dizer que a toxina causa câncer.

Esse recall da Johnson & Johnson de contaminação consistia em 0,00002% de amianto, o que é muito pouco. No entanto, é claro que esse agente cancerígeno está chegando ao seu produto, projetado para bebês e amplamente utilizado pela população.

*Via The Hearty Soul. Tradução e adaptação REDAÇÃO Resiliência Humana.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS







COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia