Autores

Se te jogarem ódio, devolva amor por pura provocação!

Hoje em dia é muito comum presenciar ou ler demonstrações de ódio ou raiva, através de ofensas e ataques, exteriorizadas de maneira grosseira, vil e gratuita. E tudo por quê? Porque as opiniões divergem! Quando as opiniões divergem, algumas pessoas sentem necessidade de combater a opinião alheia, defendendo sua própria opinião com unhas e dentes, enquanto atacam e ofendem o outro, como se sua opinião fosse a única possível e a opinião do outro fosse uma aberração, algo completamente equivocado, merecedora de dispêndio de tempo e energia por parte de quem combate. O combate é duro, o objetivo é provocar, satirizar ou diminuir e ao final tudo para que? Para combater, provocar e aguardar o revide alheio.

Me pergunto qual é o objetivo de quem combate? Mudar a opinião do outro? Se achar melhor que o outro? O que lhe dá o direito a ofensa? Quando a falta de educação impera, o mais sábio é ignorar ou devolver amor se o seu coração permitir…

Tem gente que adora provocar, só para ver até onde vai o outro, alguns até parecem que saem de casa para promover a discórdia. É aí que o revide deve ser o amor, por pura provocação ! O que é a pura provocação? Significa provocar o ódio e transformá-lo em amor, significa que alguém ao emanar ódio está esperando a retribuição na mesma moeda, mas se surpreenderá e se frustrará com o amor como resposta. Logo o ódio tenderá ao enfraquecimento e estará fadado à extinção! Não existe ódio que prossiga fortemente após a demonstração provocativa do amor! O ódio será no mínimo enfraquecido, não encontrará condições favoráveis para sua progressão. A pura provocação do amor como resposta, pode vir em forma de uma resposta polida, um pedido de desculpas inesperado ou simplesmente o silêncio. Existem várias formas e cada um deve encontrar a sua.

Escrevi um texto sobre uma experiência com Deus. Vi opiniões divididas e alguns levando a discussão a “ferro e fogo”, questionando a existência de Deus e dizendo com todas as letras que Ele realmente não existe. Os textos são sempre convites reflexivos a quem quer que possa fazer sentido. Somos 7 bilhões de seres humanos na Terra, com certeza há que se ter espaço para diferentes opiniões e crenças. Por quê não podemos conviver uns com os outros de maneira harmoniosa, mesmo tendo opiniões divergentes? Quer acreditar? Acredite! Quer ser ateu? Seja! Vamos aceitar a opinião alheia sem ter necessidade de combatê-la ferozmente.

Repito, Somos 7 bilhões de seres diversos. A diversidade é vida, mas se não podemos aceitá-la nas coisas mais simples, imagine nas coisas mais complexas? Que Deus abençoe o mundo e o que virá daqui em diante.

Fabiana Dainese Mauch

Apesar de apaixonada por filosofia, psicologia e relações humanas, estudou e trabalha na área de exatas, encontrando na escrita uma forma de se aproximar de suas paixões. Ama pensar sobre a vida e o que podemos fazer para melhorar o mundo e a nós mesmos.

Recent Posts

Um simples detalhe na bagagem pode fazer ela não chegar ao destino

Quando vamos viajar, planejamos cada detalhe para que tudo dê certo. A mala é sempre…

14 horas ago

Donald Trump reage à eleição de Leão XIV, o primeiro papa americano da história

Após a histórica eleição de Robert Francis Prevost como papa Leão XIV, o ex-presidente dos…

15 horas ago

Descubra quem é o novo Papa – Um novo capítulo na história da Igreja Católica

Oficialmente, o Vaticano anunciou o novo papa para o mundo inteiro. O cardeal norte-americano Robert…

16 horas ago

Documentário revela possível confissão de suspeito no caso Madeleine McCann

Desde 2007, o desaparecimento de Madeleine McCann vem intrigando a todos. No entanto, um novo…

17 horas ago

África está se dividindo: rachadura visível marca o nascimento de um novo oceano

No leste do continente africano, uma grande transformação está acontecendo. Uma fenda geológica de milhares…

17 horas ago

Vírus comum pode estar ligado ao Alzheimer, segundo pesquisadores: entenda a descoberta

Recentemente, um novo estudo trouxe um alerta sobre um possível fator de risco silencioso para…

17 horas ago