Destaque

Saudades de alguém que nem pensa em você

Por: A Mente é Maravilhosa

Sentir saudades de alguém que nem pensa em você é falta de regulação emocional.

Você está consciente de que é um erro; deixar os seus pensamentos e desejos ‘irem e voltarem’ para aquela pessoa traça o labirinto de um sofrimento inútil. Mesmo assim, é impossível sair dessa deriva, onde o presente está cheio de âncoras que nos levam de um lado para o outro no passado.

Até hoje ainda não foi criado um medicamento capaz de apagar a nostalgia, de apagar a dor devido a uma ausência que até pouco tempo era tudo para nós.

Apesar disso, e embora seja difícil de acreditar, passar por essas etapas é algo necessário, algo inerente ao ser humano. O sofrimento também constrói histórias, assenta a personalidade e nos oferece recursos psicológicos valiosos.

Com isso, não queremos dizer que temos que sofrer para aprender. No entanto, quando a vida nos machuca, é inútil ‘virar a cara’ e muito menos bater a cabeça na parede em desespero.

Além do que podemos pensar, estamos preparados para superar a dor em todas as suas formas e tons. As peças quebradas podem se unir novamente e até cicatrizar, consolidando um material mais resistente.

“Há muitos que embarcam para sempre nessas armadilhas e permanecem a vida toda dolorosamente presos a um passado sem retorno, ao sonho do paraíso perdido, o pior e o mais assassino dos sonhos”.
– Hermann Hesse –

Sentir saudades de alguém que nem pensa em você: o que fazer?

Sentir saudades de alguém que nem pensa em você é uma tremenda ironia, mas ainda assim é um fenômeno cotidiano.

Quando você acorda de manhã, é o primeiro pensamento; na hora de dormir, é a origem da sua insônia, e durante o dia não há música, série, canto da cidade, livro ou qualquer acontecimento que não o leve até essa pessoa.

Viver com os olhos postos no espelho retrovisor do nosso passado não é recomendado ou saudável. Agora, por mais desesperador que pareça, precisamos entender um pequeno aspecto: é algo normal.

Sempre há um período de luto em que somos forçados a lidar com um amplo espectro de sentimentos, ansiedades, dor emocional e angústia. O mais importante é não prolongar esse tempo excessivamente e menos ainda derivar no que é conhecido como luto congelado ou retardado.

Nessa situação, a pessoa se convence de que pode seguir em frente, mas longe de dar um fechamento adequado a essa perda, passa por situações de alto estresse e ansiedade, onde as emoções por essa ausência ainda são muito intensas.

Por que isso acontece? Por que é tão difícil esquecer?

Na realidade, não se trata de esquecer, mas de aprender a conviver com as memórias sem que elas nos machuquem. O nosso cérebro dificilmente apagará da memória uma história escrita com a tinta das emoções.

Quanto mais intensas e significativas, mais duram, e é mais difícil aliviar a marca da dor. Isso se deve basicamente a uma combinação de neurotransmissores e hormônios, como a ocitocina, serotonina e dopamina, que fortalecem os nossos relacionamentos pessoais.

Quando estamos com alguém que amamos, este fabuloso coquetel químico é lançado onde flutuam com intensidade as emoções mais embriagadoras.

Agora, quando alguém não está mais aqui, o cérebro ainda precisa da sua ‘dose’ de neuroquímicos. O carinho por alguém é, de certa forma, um vício em nosso universo neuronal, uma forma de encontrar calma e bem-estar.

No entanto, se não temos mais essa pessoa, aparece a desregulação emocional, a angústia e a ansiedade…

É possível parar de sentir saudades de alguém que queremos esquecer

Sentimos saudades de muitas pessoas e de muitas maneiras diferentes. Somos nostálgicos pelas figuras que deixamos para trás na jornada da vida (amigos, colegas de trabalho).

Sentimos dor ao perder alguém de maneira traumática e, é claro, ansiamos pelas pessoas com quem mantivemos um vínculo emocional e cuja ruptura pode ser complicada.

De alguma forma, boa parte dos relacionamentos não termina de comum acordo. Às vezes, o amor acaba para um dos dois, outras vezes esse amor se direciona para uma terceira pessoa, ou simplesmente viver juntos não é mais satisfatório para uma parte do casal.

Nessas situações, sempre há alguém que carrega em suas costas o sofrimento e o fardo de permanecer apaixonado.

A falta de alguém que nem pensa em você tem solução. Não existem milagres ou estratégias rápidas, mas existem processos que precisam ser seguidos de maneira apropriada e comprometida. Vamos refletir sobre essas chaves.

Contato ‘zero’

Pode ser traumático, mas é necessário. Quando sentimos saudades de alguém, somos tentados a retomar o contato, a manter uma última conversa, a conceber estratégias para reconquistar essa pessoa. Se realmente queremos superar essa perda, é necessário evitar tais situações.

Além disso, outra sugestão é evitar as redes sociais e não ver as atualizações, fotos e comentários dessa pessoa em particular.

Aceite a realidade sem rancores; é proibido procurar culpados

Quando um relacionamento termina de maneira complexa, é comum alimentar sentimentos de raiva ou frustração. Procurando um ‘porquê’, é fácil embarcar no pêndulo da culpa. Por um momento podemos nos culpar por não ter feito isso ou aquilo, ou ainda concluir que a outra pessoa é culpada porque nos tratou mal, nos humilhou.

Este tipo de pensamento nos mergulha ainda mais no sofrimento e intensifica o processo de luto.

Novos projetos, novos objetivos

Sentir saudades de alguém constantemente é como jogar uma âncora e ficar preso no mesmo espaço, na mesma situação de dor e desejo. Nada avança. Nada muda. Ficamos cativos de uma involução pessoal que ninguém merece.

Devemos ser claros: podemos sentir falta de alguém, mas apenas o suficiente. Apenas na medida certa para fechar gradualmente uma etapa, sem que a lembrança se transforme em uma âncora ou lastro.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

2 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

2 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

2 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

2 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

3 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

3 dias ago