Ressignificar suas dores não é mentir para si mesmo que elas não aconteceram.

Quando uma pessoa escolhe ressignificar as suas dores, ela está escolhendo transformar as experiências negativas da sua vida, em lições.

Por mais que a sua história de vida tenha sido pesada e dolorosa, buscar enxergar o lado bom de tudo o que aconteceu, não é mentir para si mesmo e fingir que a dor não aconteceu, pelo contrário, é olhar para a dor com compaixão e retirar dela, os aprendizados que revelarão a verdadeira missão da sua alma.

Quando você consegue focar nas lições, você passa a enxergar o lado bom de tudo o que você já viveu. Desse olhar, nasce uma nova forma de sentir e você passa a acessar uma força descomunal que te motiva a seguir em frente, apesar dessas dores.

Quando um profissional de saúde mental e emocional pede para você ressignificar as suas memórias de dor, ele não está te pedindo para que você as desconsidere, ele simplesmente quer te ensinar como você pode se tornar mais forte e mais consciente honrando a sua história.

Ressignificar é trazer novo sentido a as suas dores. É impor a sua vida um forte SIGNIFICADO.

Ressignificar é parar de alimentar a dor e a negatividade e começar a nutrir bons sentimentos através de uma postura mais resiliente diante da sua história de vida.

É olhar para a situação difícil que você enfrentou e se desafiar a perceber o que nela há, de divino.

Quando você olha para a sua história de vida sem se vitimizar e com profunda autorresponsabilidade, você não se sente mais triste, pelo contrário, você se sente mais forte.

Ressignificar é acessar a força que existe em nosso interior, é exaltar as soluções que conseguimos extrair dos problemas que vivenciamos.

Você saberá que conseguiu ressignificar uma memória de dor quando você conseguir olhar para ela de uma forma compassiva e não mais reativa.

Costumamos reagir emocionalmente a fatos, circunstâncias e pessoas e esse comportamento impede o nosso progresso evolutivo, pior, nos faz perder grandes oportunidades de realizar nossas metas e objetivos nessa vida.

Enquanto você não conseguir olhar para o seu passado com amor e entender que o que aconteceu foi necessário para que você chegasse até a compreenssão que você tem hoje, você não vai conseguir sair do estado de sofrimento angustiante que te aprisiona no cativeiro dos pensamentos perturbadores.

Esse movimento de honrar o passado, apesar das dores, enaltecendo as lições, é o que nos faz sentir satisfeitos com a nossa realidade, mesmo com tantos problemas que precisamos resolver diariamente, é o ato de ressigninficar as dores com as lições que nos ajuda a viver plenamente o presente.

Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos?

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, terapeuta transpessoal e Constelador Familiar.

*Foto de Nicola Fioravanti no Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

RECOMENDAMOS









Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.