Resiliência é treinar a paciência para que o estresse não te faça explodir

Embora muitas pessoas não saibam, resiliência é a capacidade que uma pessoa tem de se adaptar a mudanças, de se reerguer depois de situações adversas. É ter paciência para enxergar novas oportunidades, quando as coisas não saem como você planejou.

Pode parecer um conceito confuso, mas é preciso assumir que esse tipo de situação acontece o tempo todo e que em muitas delas pode ser bastante difícil recobrar o ânimo.

Entretanto, saber superar os imprevistos é fundamental para o desenvolvimento de uma pessoa.

Aprenda algumas maneiras de exercitar sua resiliência:

1) DESAFIE A SI MESMO

Parte do processo de construção dessa resiliência é saber que você já passou por situações adversas antes e as enfrentou de maneira corajosa.

Não desista antes mesmo de assumir um projeto, só porque ele parece difícil. O sucesso alcançado de maneira desafiadora é também mais incentivador e gratificante.

2) TENHA PLANOS RESERVA

As emergências são, até certo ponto, previsíveis. Procure identificar os pontos falhos do seu plano, seja ele para a vida ou um simples projeto de trabalho.

Pense em como cobrir esses “buracos” no seu planejamento.

É fundamental que você seja capaz de prever tudo que pode dar errado. Dessa maneira, estará mais preparado para lidar com as falhas ao longo do caminho, pois não se sentirá “desavisado”.

3) CUIDE DE SI MESMO

Pode parecer desnecessário, mas cuidar de si mesmo é parte fundamental do plano de se tornar mais resiliente.

Se você não dorme bem, se alimenta mal, se sente fraco e deixa a sua saúde de lado provavelmente terá muito mais dificuldade em seguir em frente quando algo der errado.

Tudo fica mais fácil de gerenciar se você está saudável.

4) ESTABELEÇA CONEXÕES

Fortes laços sociais são responsáveis por impulsionar a felicidade e criar uma “conta emocional” com a qual você poderá contar em situações inesperadas.

Invista nesse tipo de conexão real e passe um tempo de qualidade junto às pessoas que você ama, com a sua família, com os seus amigos e até mesmo com os seus vizinhos. Saber que você tem uma rede de apoio quando algo não sair conforme o esperado é o que faz você se sentir confiante para seguir em frente.

5) LISTE AS COISAS CAPAZES DE ANIMÁ-LO

Se você conhece bem o seu humor, provavelmente sabe quais são as coisas capazes de animá-lo em um momento difícil.

Fazer uma lista com todas essas coisas à mão te ajuda a saber para onde ir quando estiver se sentindo desmotivado.

Pense em todas as coisas que você mais gosta, como um filme, uma comida ou mesmo uma companhia. Isso será útil quando algo sair do controle do seu plano inicial.

6) NÃO CONTE COM AS SITUAÇÕES FÁCEIS

Se você está esperando que tudo dê certo o tempo inteiro, você tem muito mais chances de se decepcionar.

Isso não significa ser pessimista e acreditar que nada dará certo, mas sim, é preciso ter a consciência de que nem sempre as coisas acontecem conforme o esperado.

Se você souber aceitar as adversidades e, mais que isso, prevê-las, você poderá lidar melhor com elas.

*DA REDAÇÃO RH.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

RECOMENDAMOS









Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia