Categories: Conhecimento

Reclamar está alterando seu corpo e te deixando menos saudável; e a ciência explica por quê

Dos mestres iogues aos reggaeiros rastafári, muita gente reafirma o poder da positividade sobre nossas vidas. Procurar ver o lado bom dos problemas nos deixa mais leves e menos amargos. Nem todo mundo se abre a esse lado espiritual, mas um cientista e filósofo sustenta que os benefícios são mais concretos do que se imagina.

Steven Parton é cientista da computação, mas também cursou psicologia na faculdade. Seu interesse por filosofia e neurociência ajudou a carregar suas cargas horárias durante o período universitário, mas também levou a conclusões espirituais e científicas.

Parton escreveu um artigo explicando um pouco sobre como o pensamento positivo transforma nossa atividade cerebral. Nossos pensamentos acontecem por meio de sinapses, ligações entre neurônios. A parte óbvia é que quanto menor a distância que os impulsos nervosos precisam percorrer, mais rápido os pensamentos serão formulados.

O que surpreende é saber que nosso cérebro é capaz de se adaptar para facilitar as sinapses a que estamos mais acostumados, aproximando as ligações mais frequentes. Ou seja, o poder do pensamento é capaz de influenciar fisicamente na nossa composição cerebral!

Parton conta que é possível se treinar para moldar essa estrutura: se esforçando para encontrar o lado bom dos problemas e aprender com eles, facilitamos o caminho para os pensamentos positivos no futuro. E tem mais…

Não são só nossos pensamentos que mexem com o cérebro. Os das pessoas à nossa volta também! Parton afirma que usamos a imaginação para tentar reproduzir os sentimentos dos outros quando interagimos – a famosa empatia. Então, quando nos cercamos de pessoas que reclamam demais ou dedicam muito tempo a falar mal dos outros, acabamos treinando nossos neurônios para agir negativamente.

Tudo isso tem consequências sobre nossa saúde: os pensamentos negativos são causadores de stress. Como resposta, produzimos um hormônio chamado cortisol. O que ele faz?

A ciência liga o cortisol a problemas como dificuldades de aprendizado e memória, diminui a imunidade e densidade óssea, favorece o acúmulo de gordura, aumenta a pressão, o colesterol e os riscos de problemas cardíacos. Também está ligado à depressão e outros problemas psicológicos.

Vale a pena ler o artigo completo, em inglês, para entender mais. Então, da próxima vez que um problema cruzar seu caminho, lembre-se: o pensamento positivo não te ajuda apenas a enfrentar as dificuldades com mais leveza, mas também exercita o cérebro e protege sua saúde.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

5 Sinais de que você pode estar prestes a viver uma grande mudança na sua vida

A maioria das transformações poderosas não chegam com um aviso. Em muitos casos, a mudança…

22 horas ago

Pare tudo e escolha um pássaro: o resultado revela como você realmente encara a vida

A forma como você enxerga a vida nem sempre aparece no que você diz mas…

22 horas ago

Preferir ficar em casa no fim de semana não é preguiça — é um sinal psicológico poderoso

Você é daqueles que prefere ficar em casa, ao invés de sair para festas, bares…

22 horas ago

Por que homens “afeminados” estão sendo mais desejados do que os “hétero top”

Por muito tempo, o homem foi definido como um ser “durão”, rígido, fechado emocionalmente. Dessa…

22 horas ago

O homem só muda quando é tarde demais (e a culpa não é só dele)

Essa é uma pergunta que ecoa na mente de milhares de mulheres: por que ele…

22 horas ago

Esses comportamentos parecem normais — mas revelam abuso emocional narcisista

Quando pensamos em uma pessoa abusiva, logo imaginamos alguém gritando, ameaçando ou até mesmo chegando…

2 dias ago