Quem não alcança a própria liberdade nunca aceitará que você seja livre

Prof. Marcel Camargo
quem-nao-alcanca-a-propria-liberdade-nunca-aceitara-que-voce-seja-livre

Quem não alcança a própria liberdade nunca aceitará que você seja livre

Evite pessoas que não sabem lidar com a própria liberdade, pois, muito provavelmente, elas não aceitarão que você seja livre. E te aprisionarão.

Uma das maiores conquistas que podemos alcançar é a liberdade. Ser livre para agir e para tomar as próprias decisões, sem depender da aprovação alheia, é uma delícia.

Ninguém merece ter que ficar agindo de acordo com o que os outros esperam, ter que medir palavras e atitudes, por conta de gente que não faz mais nada do que julgar e condenar.

A liberdade responsável e limpa, quando não se pisa ninguém pelo caminho, traz força, segurança e felicidade.

Liberdade de escolha, de credo, de decisão. Liberdade para agir de acordo com o que move os sentidos, para falar o que tem que ser dito, para espalhar o amor que preenche o coração.

Liberdade para ser o que temos dentro de nós, para correr atrás dos sonhos que são nossos, para beijar as bocas que nos excitam, para vestir o que nos deixa ainda mais livres, libertos.

Infelizmente, nem todo mundo sabe lidar com a liberdade: ela não é para qualquer um.

Leva anos para aprendermos a usá-la em nosso favor, com a ajuda dos pais, da escola, do rigor das leis.

Demora para o ser humano alcançá-la, para ter o direito a ela. E, ainda adultos, muitos não conseguem ser responsáveis o bastante para serem livres.

Pois é, a liberdade requer uma responsabilidade absurda.

Vivemos em sociedade, ou seja, porque convivemos com outras pessoas, não poderemos agir sempre a nosso bel-prazer, sem pensar em ninguém mais, afinal, o alcance de nossas ações, de nossas palavras, não se limita somente a nós mesmos.

Outros estão envolvidos em nossas vidas, e vice-versa.

Ao nos relacionarmos com o outro, liberdades devem se harmonizar, ou tudo desanda.

DA REDAÇÃO RH

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS






COMENTÁRIOS




Prof. Marcel Camargo
Graduado em Letras e Mestre em "História, Filosofia e Educação" pela Unicamp/SP, atua como Supervisor de Ensino e como Professor Universitário e de Educação Básica. É apaixonado por leituras, filmes, músicas, chocolate e pela família.