Destaque

Quem abandona o Facebook pode até ficar mais feliz, mas fica menos informado, diz estudo da Universidade de Stanford e New York

Mais feliz, mas menos informada. Quem cancela seu perfil no Facebook ganha em bom humor, mas permanece mais longe das notícias sobre fatos políticos, estudos interessantes e informações importantes.

Um novo estudo da Universidade de Stanford e da Universidade de Nova York “Os efeitos sociais das mídias sociais”, monitorou o bem-estar de 2.844 usuários por um mês após deixar o Facebook.

Eles detectaram que sem poder rolar pelo quadro de avisos da sua rede favorita, as pessoas acabavam gastando menos tempo em outras redes sociais, e dedicando tempo em atividades off-line, como estar com amigos e familiares e assistir televisão.

“Eu esperava ver mais a substituição do Facebook por outras plataformas digitais, como Twitter, Snapchat ou navegação online”, disse Matthew Gentzkow ao New York Times , Economista de Stanford e co-autor do estudo. “Isso não aconteceu, e pelo menos para mim foi uma surpresa.”

No geral, o grupo relatou reduzir o tempo gasto na leitura de notícias. E assim que o experimento terminou, os participantes não começaram a passar horas nas mídias sociais, na verdade eles reduziram os minutos diários no Facebook.

Os resultados complementam e confirmam os de outros estudos, incluindo a análise da Universidade da Pensilvânia de que reduzir o tempo na rede azul, Snapchat e Instagram leva a uma melhor saúde psicológica em relação ao sentimento de bem estar.

O estudo foi realizado antes das eleições intermediárias dos EUA em novembro de 2018. Os participantes também mostraram que sem o Facebook eles são menos polarizados politicamente, e isso é “consistente com a preocupação de que as mídias sociais tenham desempenhado um papel no recente aumento da polarização em Estados Unidos”, escrevem os pesquisadores.

O problema é que quem deixa a rede fica menos informado e meio que se sente fora do mundo! O importante seria saber dosar o uso e equilibrar para o seu próprio benefício! Todas as ferramentas tecnológicas possuem o lado bom e o ruim, é necessário que saibamos avaliar quais conteúdos nos fazem bem, para que possamos nos dedicar exclusivamente a eles!

*Com informações de Repubblica. Tradução e adaptação REDAÇÃO Resiliência Humana.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Dá para reconhecer uma pessoa ruim em 5 minutos de conversa? A psicologia diz que sim; Entenda como

Você já teve aquela sensação estranha ao conversar com alguém pela primeira vez? Uma inquietação…

14 horas ago

Por que algumas pessoas não gostam de fazer aniversário, de acordo com a espiritualidade

Enquanto para muitas pessoas o aniversário é sinônimo de celebração, alegria e presença dos amigos,…

14 horas ago

4 signos que precisam tomar atitude agora para não se arrepender depois

Adiar decisões pode parecer inofensivo, mas para alguns signos, esse comportamento pode trazer consequências difíceis…

15 horas ago

Cauã Reymond vira alvo de polêmica nos bastidores de “Vale Tudo” e crise é exposta nas redes sociais

Nesta semana, nas redes sociais, o nome do ator Cauã Reymond esteve em alta. O…

18 horas ago

Danilo Gentili detona Otávio Mesquita após denúncia de ex-colega: “Sempre foi um velho mala”

Recentemente, nas redes sociais, o humorista Danilo Gentili quebrou o seu silêncio sobre o caso…

18 horas ago

Renato Aragão é acusado de abandonar filha lésbica e se defende: “Filho é filho”

O ator e comediante Renato Aragão, ícone da televisão brasileira, resolveu quebrar o silêncio após…

19 horas ago