Comportamento e Psicologia

Que delícia olhar para a maldade que nos fazem e ficar bem por saber que nunca agiríamos assim

Achar que a vida será sempre calma, tranquila e que as pessoas não vão ser maldosas é utopia. Manter o pensamento positivo é necessário, mas sem se fazer cego ou se enfiar numa bolha que supostamente protege contra a realidade que grita lá fora. Ser otimista não significa ser alienado, ou seja, temos de nos manter alerta para poder lutar contra o mal que nos lançam vez ou outra.

E essa luta contra o que vem de fora deve começar dentro de cada um, na forma como lidamos com o que nos chega de ruim. A questão não é tentar fugir do que é desagradável, mas enfrentar aquilo tudo com nossas ferramentas emocionais para que a tristeza não faça morada na gente. Infelizmente, existem pessoas más, infelizes, que tentarão nos atingir sem razão aparente, pois a lógica doentia dessa gente nunca será entendida por quem é feliz de verdade.

Temos de nos munir de estratégias que combatam o demorar-se na dor, na decepção, nos tombos recorrentes de nossa jornada.

Temos, primeiramente, de nos cercar de gente boa, positiva, verdadeira, gente que possui amor sincero em seu coração. Quanto mais bem acompanhados estivermos, mais felizes seremos, porque bondade atrai bondade, que atrai sorrisos, que atraem felicidade: a matemática da ternura.

Além disso, precisamos ser pessoas inteiras, seguras, fortalecidas, sem dúvidas quanto ao que vivemos, dizemos e fazemos. Precisamos nos aceitar e nos perdoar para que nossa autoestima se engrandeça a cada dia, para que nos orgulhemos de nós mesmos, para que o amor próprio seja parte integrante e indissociável de nossa essência. Precisamos nos olhar no espelho, sem medo, com a luz acesa, com os olhos bem abertos e um sorriso aberto e grato pelo que está ali refletido.

E é assim que conseguiremos ficar em paz conosco mesmos, porque teremos certeza de que estaremos no caminho certo, ao som harmonioso das batidas do nosso coração.

E é assim que ficaremos tranquilos frente às maldades que nos fizerem, porque nossa essência nos garantirá que jamais agiríamos daquela forma, sendo maus, ruins, babacas e infelizes. Sigamos!

*O título deste artigo baseia-se em citação de @entreparabrisa.

Prof. Marcel Camargo

Graduado em Letras e Mestre em "História, Filosofia e Educação" pela Unicamp/SP, atua como Supervisor de Ensino e como Professor Universitário e de Educação Básica. É apaixonado por leituras, filmes, músicas, chocolate e pela família.

Recent Posts

Quase ninguém aguenta essa fase do amor — mas é ela que decide tudo

Todo relacionamento é composto por fases. Algumas pessoas chamam de ciclos, outras de fases emocionais.…

2 dias ago

10 Frases que fazem qualquer homem temer te perder (sem drama e sem joguinhos)

Muitas mulheres acreditam que um homem tem medo de perder. Mas, na prática, o que…

3 dias ago

A posição em que você dorme revela segredos que nem você imaginava

Você já reparou em qual posição costuma acordar na maioria dos dias? Esse detalhe esquecido…

3 dias ago

Mantenha seu relacionamento vivo com a regra 2-2-2

Quando já estamos anos com a mesma pessoa, é desafiador manter a chama do amor…

5 dias ago

Seu celular em perigo: O golpe do QR Code que pode invadir tudo em segundos

Você já recebeu um presente inesperado em casa? Aquele pacote misterioso, com seu nome e…

5 dias ago

Sonhar com dentes caindo não é por acaso: Entenda o recado do seu subconsciente

Sonhar que os dentes estão caindo é uma experiência tão comum quanto perturbadora. Muitas pessoas…

5 dias ago