Comportamento e Psicologia

Que delícia olhar para a maldade que nos fazem e ficar bem por saber que nunca agiríamos assim

Achar que a vida será sempre calma, tranquila e que as pessoas não vão ser maldosas é utopia. Manter o pensamento positivo é necessário, mas sem se fazer cego ou se enfiar numa bolha que supostamente protege contra a realidade que grita lá fora. Ser otimista não significa ser alienado, ou seja, temos de nos manter alerta para poder lutar contra o mal que nos lançam vez ou outra.

E essa luta contra o que vem de fora deve começar dentro de cada um, na forma como lidamos com o que nos chega de ruim. A questão não é tentar fugir do que é desagradável, mas enfrentar aquilo tudo com nossas ferramentas emocionais para que a tristeza não faça morada na gente. Infelizmente, existem pessoas más, infelizes, que tentarão nos atingir sem razão aparente, pois a lógica doentia dessa gente nunca será entendida por quem é feliz de verdade.

Temos de nos munir de estratégias que combatam o demorar-se na dor, na decepção, nos tombos recorrentes de nossa jornada.

Temos, primeiramente, de nos cercar de gente boa, positiva, verdadeira, gente que possui amor sincero em seu coração. Quanto mais bem acompanhados estivermos, mais felizes seremos, porque bondade atrai bondade, que atrai sorrisos, que atraem felicidade: a matemática da ternura.

Além disso, precisamos ser pessoas inteiras, seguras, fortalecidas, sem dúvidas quanto ao que vivemos, dizemos e fazemos. Precisamos nos aceitar e nos perdoar para que nossa autoestima se engrandeça a cada dia, para que nos orgulhemos de nós mesmos, para que o amor próprio seja parte integrante e indissociável de nossa essência. Precisamos nos olhar no espelho, sem medo, com a luz acesa, com os olhos bem abertos e um sorriso aberto e grato pelo que está ali refletido.

E é assim que conseguiremos ficar em paz conosco mesmos, porque teremos certeza de que estaremos no caminho certo, ao som harmonioso das batidas do nosso coração.

E é assim que ficaremos tranquilos frente às maldades que nos fizerem, porque nossa essência nos garantirá que jamais agiríamos daquela forma, sendo maus, ruins, babacas e infelizes. Sigamos!

*O título deste artigo baseia-se em citação de @entreparabrisa.

Prof. Marcel Camargo

Graduado em Letras e Mestre em "História, Filosofia e Educação" pela Unicamp/SP, atua como Supervisor de Ensino e como Professor Universitário e de Educação Básica. É apaixonado por leituras, filmes, músicas, chocolate e pela família.

Recent Posts

Henri Castelli é desclassificado do BBB 26 após sofrer duas crises convulsivas

O BBB 26 mal começou e já está dando o que falar nas redes sociais.…

1 dia ago

Feriados bem planejados em 2026: como transformar 13 dias de férias em até 44 dias de descanso

Marcar férias sem planejamento costuma render menos descanso do que poderia. Em 2026, quem organiza…

2 dias ago

Ciclo sombrio chega ao fim: 4 signos encerram 12 anos de bloqueios e iniciam uma nova fase

Na astrologia, alguns ciclos não duram meses, duram anos. E há períodos tão longos e…

2 dias ago

Essas cores são comuns em pessoas emocionalmente maduras, segundo a psicologia

A maturidade emocional raramente se expressa em discursos longos ou gestos grandiosos. Ela aparece no…

2 dias ago

As 5 previsões de Baba Vanga para 2026 que estão deixando o mundo em alerta

O nome de Baba Vanga voltou a dominar buscas e redes sociais nos últimos meses…

3 dias ago

“O Agente Secreto” conquista dois Globos de Ouro e coloca o cinema brasileiro em destaque

No Globo de Ouro de 2026, o cinema brasileiro viveu uma noite histórica. O filme…

3 dias ago