Quando você se compara à vida dos outros, você começa a se sentir paralizada, como se fosse inadequada e não fosse boa o suficiente. Sem dúvidas, as redes sociais promovem essa comparação o tempo todo porque mostram a você apenas os momentos brilhantes e bem-sucedidos dos outros. Mesmo sabendo que o que está sendo postado é apenas uma mínima fração da realidade da vida da pessoa, você ainda assim, pode ser levada a um lugar de insatisfação.

A armadilha da comparação está armada e qualquer um pode cair, mas você precisa estar consciente de que são as suas lutas, conquistas e experiências que moldam quem você é.

Se você é uma pessoa que está sempre enxergando o “copo meio vazio”, você não vai conseguir reconhecer as suas pequenas vitórias ao longo da vida. A verdade é que você só vai conseguir sair desse estado de paralização se você as reconhecer, por menores que elas sejam e decidir enfrentar com coragem os seus desafios.

A vida não é uma corrida; não é um competição… é uma jornada pessoal. Quando você se compara com os ouotros você diz para si mesma que você não gosta da sua vida e começa a ser cruel consigo mesma, a desvalorizar as suas próprias realizações e a se sentir insatisfeita com elas.

Caso contrário, a comparação vai te afetar negativamente e você não vai conseguir adotar estratégias saudáveis para lidar com esse sentimento que te limita a agir positivamente no presente.

Para vencer essa paralizia que te deixa desmotivada e insegura, você terá que desenvolver a autoconsciência:

Reconheça quando você está se comparando aos outros. Esteja ciente dos momentos em que se sente inadequada ou insuficiente.

Desafie os Pensamentos Negativos: Pergunte a si mesma: “Essa comparação é realista?” ou “Estou vendo o quadro completo?”. Muitas vezes, nossas percepções são distorcidas e precisamos olhar para o que existe de bom em nossas vidas.

Celebre Suas Conquistas: Valorize suas próprias realizações, até as pequenas. Cada passo que você já deu foi importante e contribuiu de alguma forma para te tornar quem você é.

Pratique a Gratidão: Focar no que você já tem e nas bênçãos da sua vida vai ajudar a reduzir a comparação negativa.

Autocompaixão: Lembre-se de que todos têm suas próprias lutas e inseguranças e você também, tenha empatia por você e sinta compaixão por si mesma. Olhe para as suas dificuldades com carinho, mas foque em você, não nos outros. Para vencer a paralização você terá que entender que você não tem que se comparar com ninguém além de si mesma. Se você leu até aqui e esse conselho fez sentido pra você, digite TERAPIA.

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.