Quando você guarda mágoa, rancor e ressentimento, você se torna escravo da dor.

Não se desgaste com sentimentos de injustiça e ingratidão. Quem não cumpre as promessas que faz, trai a si mesmo. Não alimente essa dor.

A pessoa pode pensar que me traiu, mas na verdade, ele traiu a si mesmo. Talvez ele ainda não compreenda que todos somos espelhos uns dos outros, portanto, tudo o que alguém faz com intenção de me prejudicar, ou de levar vantagem as minhas custas, afeta a ele mesmo, e só tem o poder de me afetar, se eu permitir.

A cada um será retribuído segundo as suas obras.

Quando alguém me prejudica, mesmo a menor ação, visando benefícios próprios, ele mergulha no fluxo das sincronicidades e acaba atraindo pessoas para a sua vida que farão o mesmo com ele, uma hora ou outra.

Eu não preciso desejar isso, essa é a lei do retorno. Não fui eu quem criou, foi a vida.

Eu não preciso me preocupar… Eu sei que “o mundo gira”.

Uma hora, quem está em cima poderá estar em baixo e vice e versa.

Quando noto a falta de palavra e as ações incoerentes de algumas pessoas, apenas olho para elas com compaixão, porque sei que quando decido retribuir na mesma moeda, eu impeço que o ciclo de maldades se encerre.

Quem trai ou age pelas costas, vibra na frequência da dor e do desamor e demonstra isso nas experiências da vida. Não é sobre mim, é sobre ele.

Quem tenta levar vantagem em cima de quem o ajudou e esteve ao seu lado nos momentos mais desafiadores, sabe o mal que fez e faz, eu não preciso sujar minhas mãos para me sentir melhor.

Quando alguém faz promessas e não cumpre, é triste sim, mas me sinto melhor ao olhar no espelho e reconhecer que sou incapaz de fazer o mesmo.

Apenas respiro fundo e sopro sobre ele a minha paz para que ele não consiga me prender em seu domínio obscuro e eu não me torne refém da mágoa e do ressentimento.

Ao pensar nele, agradeço o livramento, agradeço por não ter sido eu aquele que ofendeu, humilhou, abusou e traiu.

Agradeço por ter tido a oportunidade de fazer o mesmo, mas ter optado por fazer diferente.

Cada vez que me coloco em uma relação e não recebo o mesmo que ofereço, volto o meu olhar para mim e me amo com mais intensidade. Porque não há prova maior no mundo da minha integridade, do que quando eu escolho devolver o mal com o bem.

Sinto orgulho de quem me tornei, de tudo o que já superei e me reabasteço na força da história de luta dos meus ancestrais. Continuo nutrindo em mim, sentimentos ainda mais nobres, pois são eles que me elevam e me conectam a abundância de amor que é a vida.

Não me distraio com sentimentos de caráter vingativo, não alimento a sensação de injustiça e ingratidão porque elas não me trazem soluções, apenas problemas.

Quem não cumpre as promessas e os acordos que faz, quem fala uma coisa e faz outra, quem só quer levar vantagem, não merece o meu sofrimento.

Se você guarda mágoas de alguém, diga agora:

“(nome da pessoa) Eu te liberto da dor que me causou e da obrigação de me fazer feliz. Eu me liberto da expectativa que criei em relação a você, e agora, escolho me conectar com a força do amor que existe em mim, porque só esse amor é meu por direito”.

Repita essa frase até que os pensamentos revoltantes te abandonem. Esse movimento é o que assegura a sua liberdade. Quando você guarda mágoa, rancor e ressentimento, você se torna escravo da dor. Quer voltar a se sentir livre? Me chame no direct @rhamuche e agende uma consulta individual.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, terapeuta transpessoal e Constelador Familiar.

*Foto de Brooke Cagle no Unsplash.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

RECOMENDAMOS









Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.