Autores

Quando somos fortes, recebemos pouco cuidado e quase nenhum carinho.

Quando somos fortes, recebemos pouco cuidado e quase nenhum carinho. Suportar tudo não é sinônimo de força, mas sim, de que em algum momento vamos entrar em “erupção”, como um vulcão. E quando chega esse momento nada será poupado. Tudo ao nosso redor poderá sofrer com essa explosão por muito tempo de contenção.

É sempre mais inteligente não usar a mente como um baú de segredos negativos.

Guardar mágoas, ressentimentos, iras contidas… pode provocar hemorragias emocionais secretas, que levam o corpo a adoecer.

Tudo que a mente não suporta será transferido para o corpo em forma de doenças.

“Quando a boca fala, o corpo sara. Quando a boca cala, o corpo adoece produzindo sintomas”.

Essa dicotomia entre mente e cérebro, caiu por terra há tempos. Somos um sistema único, que necessita da harmonização do psicossomático para o bom funcionamento, isso é o homeostase, o equilíbrio das forças que nos habitam e nos regem.

Quando atravessamos momentos difíceis; e todos nós nos deparamos com bifurcações no longo caminho da vida, a ferramenta mais eficaz ainda é a fala, o diálogo com uma comunicação não violenta.

Usamos o recurso das palavras para exteriorizar pensamentos, vocalizar sentimentos e solucionar problemas de ordem prática.

Não raro pessoas com baixa autoestima, com sentimento de rejeição, de angústia, de reprovação, com falta de pertencimento e importância sentem-se acometidas por pressão arterial elevada, dor no peito, com problemas de coluna, enxaqueca… São palavras impronunciadas que adoeceram por viver em prisão domiciliar.

Palavras não ditas, tornam-se malditas dores físicas.

Não permita que a dor se transforme em sofrimento, não suporte tudo até não aguentar mais nada!

Quando as pessoas acreditam que somos fortes demais, elas acham que conseguiremos suportar qualquer dor sozinhos, e por isso, recebemos pouco cuidado e quase nenhum carinho.

Fale!

Uma boa conversa nos liberta até de nós mesmos.

Não fique tentando ser forte o tempo todo. Os fortes sobrevivem aos piores períodos, mas muitas vezes, sofrem em silêncio, e encaram longos momentos de solidão.

Se permita ser humano, você não tem poderes superiores a qualquer outro mortal, exteriorize a sua dor, peça ajuda, mostre a sua vulnerabilidade com humildade. Não é vergonha sentir que precisa ser cuidado, não é pecado querer receber mais carinho.

*texto de Fabiano de Abreu – Doutor e Mestre em Psicologia da Saúde pela Université Libre des Sciences de l’Homme de Paris; Doutor e Mestre em Ciências da Saúde na área de Psicologia e Neurociência pela Emil Brunner World University;Mestre em psicanálise pelo Instituto e Faculdade Gaio,Unesco; Pós-Graduação em Neuropsicologia pela Cognos de Portugal;Três Pós-Graduações em neurociência,cognitiva, infantil, aprendizagem pela Faveni; Especialização em propriedade elétrica dos Neurônios em Harvard;Especialista em Nutrição Clínica pela TrainingHouse de Portugal.Neurocientista, Neuropsicólogo,Psicólogo,Psicanalista, Jornalista e Filósofo integrante da SPN – Sociedade Portuguesa de Neurociências – 814, da SBNEC – Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – 6028488 e da FENS – Federation of European Neuroscience Societies-PT30079.
E-mail: deabreu.fabiano@gmail.com

*Foto de Carlos Lindner no Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu Rodrigues é psicanalista clínico, jornalista, empresário, escritor, filósofo, poeta e personal branding luso-brasileiro. Proprietário da agência de comunicação e mídia social MF Press Global, é também um correspondente e colaborador de várias revistas, sites de notícias e jornais de grande repercussão nacional e internacional. Atualmente detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa brasileira e internacional, reconhecido por grandes nomes do jornalismo em diversos países. Como filósofo criou um novo conceito que chamou de poemas-filosóficos para escolas do governo de Minas Gerais no Brasil. Lançou o livro ‘Viver Pode Não Ser Tão Ruim’ no Brasil, Angola, Espanha e Portugal.

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

3 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

4 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

4 dias ago