Quando a ignorância critica, a inteligência observa e ri

Às vezes, quem guarda silêncio diante da crítica, da inveja ou da provocação não o faz por falta de argumentos nem de coragem. O que acontece é que quando a ignorância fala, a inteligência cala, ri e se afasta.

Todos sabemos que manter a calma e a moderação quando recebemos uma crítica ou uma crítica não é fácil. Tanto é assim que segundo uma pesquisa publicada na revista USA Today, 70% das pessoas se sentem feridas diante de uma crítica, 20% a encaram e a rejeitam com ira, e apenas 10% refletem sobre ela e a deixam ir quando esta é decorrente de uma simples ignorância.

Quando a ignorância inveja e critica, a inteligência cala, observa e ri. Porque no fim das contas, a doença do ignorante é ignorar a sua própria ignorância.

Um dos motivos pelos quais é tão difícil aceitar uma crítica é porque as pessoas precisam se sentir aceitas e aprovadas. Uma crítica é a perda desse sutil equilíbrio pessoal costurado pelo orgulho. Mas, quando uma crítica tem como substrato a mais profunda das ignorâncias, não há nenhum risco para o próprio conceito.

Todos deveríamos saber que existem discussões que não valem a pena. Quando existem ouvidos que não ouvem e mentes pequenas onde não cabem as explicações, é melhor calar, rir, e deixar partir.

A ignorância é a semente da intolerância

Comecemos em primeiro lugar nos concentrando no que nos referimos como ignorância. Não estamos falando de falta de cultura ou de conhecimentos. A ignorância mais perniciosa é aquela que carece de proximidade, de empatia, e de sensibilidade para se colocar na pele do outro, e onde além disso, há prazer em fazer julgamentos carregados de desprezo.

O nível mais elevado de ignorância se pratica quando rejeitamos alguma coisa da qual nada sabemos. Quando mesmo sabendo que nos faltam os dados ou informações, preferimos dedicar esforços para manter a nossa própria posição em vez de ir atrás deles. Todas estas atitudes não são mais do que a semente da intolerância, da falta de civismo, uma coisa que muitos de nós já vivenciamos alguma vez na própria pele.

O mais complexo de tudo isto é que às vezes a ignorância é praticada nas nossas esferas mais próximas. Pais, mães e outros familiares próximos que julgam o resto sem saber, sem se mexer sequer para conhecer que interesses ou necessidades os outros têm. Nestes casos, esta intolerância dói, a crítica dói, e a ofensa sangra.

Contudo, com o tempo as feridas se curam, a gente amadurece e entende finalmente muitas coisas. Entende que as pessoas não mudam, e que quem não quis dar o passo da ignorância em direção ao conhecimento é porque não quis. Diante destas condutas não resta outra opção além de assumir a batalha perdida e manter a dignidade que propicia que a nossa própria alma esteja tranquila. Essa que entende que no fim das contas é melhor calar, sorrir com inteligência, e colocar distância.

Quando a inteligência se vê obrigada a reagir

Nem sempre é possível nem adequado escolher o silêncio diante do desprezo e das mágoas. Às vezes a inteligência se vê obrigada a reagir para defender a sua integridade. Ela o faz porque às vezes é necessário erguer a voz de forma assertiva, segura e corajosa para deixar claro onde estão nossos próprios limites.

Agora vejamos em quais situações convém reagir:

  • Diante dos manipuladores. Quando a voz da ignorância atravessa a fronteira do respeito e faz uso do menosprezo para se afirmar e adquirir poder, é preciso agir.
  • Nunca vamos permitir que um manipulador assuma o controle. Para isso, é preciso cortar o quanto antes os seus comentários, seus desprezos e suas ironias afiadas, ao menor indício. É preciso deixar muito claro que nunca devem se dirigir a nós nesses termos maldosos.

Outro tipo de perfil comum é o de humilhadores profissionais. São pessoas que procuram nos humilhar tanto em público quanto em privado porque assim adquirem poder. Às vezes, por trás dessas condutas, também existe a inveja como raiz.

  • O humilhador não é vencido pela humilhação, nem gritando com ele, e muito menos com a violência. O que o vence é a indiferença ao descobrir que ele não tem nenhum poder sobre nós.Deixamos muito claro para ele o que pensamos da sua conduta uma única vez. Faça isto de forma enfática e mantendo o olhar, sendo muito firme.
  • Mais tarde, se continuar com a sua atitude, lhe demonstraremos que não nos afeta o que fizer ou disser, que não tem nenhuma influência sobre a nossa pessoa.

Para concluir, todos sabemos que a ignorância mais danosa é uma semente que sempre nascerá nos nossos trajetos de vida. Mas ela é apenas uma erva daninha. Pense bem em quais são as batalhas que merecem ser encaradas e quais não, porque o importante é nunca perder a paz interior, a própria calma.

Seja hábil, seja prudente, e compreenda que as mentes pequenas jamais entenderão de grandes sonhos, e que existem ouvidos surdos onde não cabem as palavras inteligentes.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

2 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

2 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

2 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

2 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

3 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

3 dias ago