Qual papel que a Religião deveria exercer? Por Rubens Santini

Resiliência Humana

Qual papel que a Religião deveria exercer?

A palavra “Religião” deriva do latim “religare”, que significa “religar o homem a Deus”.

Temos visto através da História diversos fatos que ficaram bastante longe desta definição.

Tivemos as Cruzadas na Idade Média, onde os cristãos da Europa travaram uma guerra contra os muçulmanos no Oriente pelo domínio de Jerusalém. Houve muita violência entre hindus e muçulmanos quando Gandhi ajudou na independência da Índia, onde estes grupos religiosos não aceitaram como o país foi dividido.

Brigas e terrorismo entre as seitas xiitas e sunitas dentro do Islã nos dias de hoje no Oriente. Muitas mortes, comunidades e culturas destruídas. Mas, as Religiões não são apenas geradoras de problemas e conflitos!

Seu papel primordial é ajudar as pessoas a se sentirem melhores. Nos dias atuais, ela tem proporcionado muita paz e equilíbrio nos momentos de adversidade, de crises e tragédias na coletividade. A Religião quando bem empregado é um instrumento eficaz para levar a humanidade à sua felicidade e ao seu crescimento espiritual.

Uma pessoa que desenvolve no seu dia-a-dia a tolerância, a paciência, a compaixão e o amor às outras pessoas é alguém espiritualizado, tendo até mais facilidade para enfrentar as adversidades que a vida nos impõe. E são estas virtudes que a Religião tem que incentivar.

FONTERubens Santini
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

COMENTÁRIOS