Comportamento e Psicologia

Psicoterapia: o difícil encontro consigo mesmo

Não é fácil admitir que precisamos de ajuda. Percorremos um longo caminho, sofremos muito e chegamos ao limite das nossas forças. Quando percebemos que não gostamos do tipo de vida que estamos vivendo, estamos insatisfeitos, perdidos e sem saber o que fazer. Nestes casos, a psicoterapia pode ser de grande ajuda.
A psicoterapia é uma boa opção para nos situarmos e reencontrarmos a nossa identidade.
A psicoterapia nos mostra muitas alternativas e uma maior compreensão de tudo o que estamos experimentando em nossa vida.

Resistência para enfrentar as emoções

Muitas vezes, evitamos uma determinada situação por muito tempo, simplesmente para nos proteger. Pensamos em outras coisas e nos desconectamos de nós mesmos.

Um exemplo disso são as pessoas que, após o término de um relacionamento, começam outro imediatamente. Não refletem sobre o que aconteceu, não vivenciam a perda, ignoram a dor e o aprendizado que essa situação pode oferecer.

Essa forma de agir nos leva a rejeitar uma situação que requer introspecção e reflexão para que não continuemos a cometer os mesmos erros. No entanto, esse é um processo muito difícil, requer persistência e muitas vezes ajuda profissional.

“Aqueles que não aprendem nada sobre os fatos desagradáveis da sua vida forçam a consciência cósmica a repeti-los tantas vezes quanto seja necessário, para que aprendam o que lhes ensina o drama do que aconteceu. O que você nega o submete. O que você aceita o transforma”.
-C.G.Jung-

Quando uma pessoa não se permite reconhecer o estado em que se encontra e se envolve com outras coisas para não pensar na sua situação, ela toma essa decisão por causa dos seus medos. Ela está sem condições psicológicas de enfrentar essa experiência, e foge para se proteger da dor.

Inevitavelmente vai acabar se perdendo; a fuga traz um alívio temporário. Ela perdeu a oportunidade de observar seus medos, conhecer suas limitações, obter um maior conhecimento sobre si mesmo, amadurecer e se tornar uma pessoa melhor.

Esse alívio temporário tem suas consequências e não podemos sustentá-lo por muito tempo. Se não enfrentarmos a situação, nos sentiremos confusos, perdidos e sem condições de seguir em frente.

Aprendemos os recursos para seguir em frente nas diferentes experiências que vivemos. Se não enfrentarmos as situações, perdemos a oportunidade de aprender como lidar com elas.

A psicoterapia nos ajuda a nos reencontrarmos

Um psicólogo pode nos ajudar nesse tipo de situação onde faltam recursos para enfrentar as situações que se repetem, para enfrentar a dor e o mal-estar. Nossa vida tomou um rumo onde não encontramos a saída.

Todas as respostas estão dentro de você. Com esforço e ousadia, caminhe em direção à solução dos problemas e perceba que você é responsável por aquilo que vive e como vive.

Cada pessoa tem o seu o seu próprio processo, com um tempo e ritmo diferentes. No entanto, o importante é começar a construir esse processo, reencontrar a nós mesmos, aprender o que não aprendemos no momento em que tudo aconteceu e adquirir os recursos que nos darão força para viver nossas experiências.

Dessa forma, entenderemos que é necessário enfrentar o que nos entristece, o que nos desanima, apaga nossa alegria e nos enche de amargura. É preciso mastigar para digerir e assimilar. Assim, estaremos nos preparando para “viver”.

“Eu percebo que se fosse estável, prudente e estático, viveria na morte. Portanto, aceito a confusão, a incerteza, o medo e os altos e baixos emocionais, porque esse é o preço que estou disposto a pagar por uma vida fluida, rica e excitante”.
-Carl Rogers-

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o Miss Universo.

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o…

38 minutos ago

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei tanto!”.

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei…

55 minutos ago

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser invalidado.

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser…

2 horas ago

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago