Prece, incenso e até saquê: tudo o que pode ter um casamento budista como o de Marina

Resiliência Humana

Marina Ruy Barbosa revelou recentemente que logo após ter sido pedida em casamento pelo piloto Xandinho Negrão, em julho de 2016, realizou uma cerimônia de casamento budista.

A cerimônia, como contou em entrevista à revista Vogue, aconteceu em uma praia da Tailândia e foi realizada por dois monges budistas. Nela, para receber a bênção, a atriz usou um vestido branco longo e teve direito até a buquê e sessão de fotos.

Como é um casamento budista

O budismo é um conjunto de ensinamentos de tradições religiosas que surgiu à partir de Buda, um líder espiritual que viveu na Índia há 2.500 anos a.C.

O casamento na religião não é sagrado e nem um dever. Ou seja, praticantes budistas podem ou não se casar em uma cerimônia religiosa. Aqueles que desejam, podem recorrer ao ato, que tem como objetivo conceder uma bênção ao casal.


É exatamente por isso que as cerimônias são flexíveis, adaptadas às necessidades e desejos de cada casal e podem variar muito a depender das diferentes vertentes da religião.

No Brasil, por conta da influência da cultura ocidental, elementos como o vestido de noiva, a troca das alianças e a presença dos padrinhos e das madrinhas já foram incorporados nas diferentes tradições.

De maneira geral, um casamento budista conta com a prece inicial, o momento da meditação, a entoação de mantras e a leitura dos votos. O oficiante, aquele que conduz a cerimônia, pode ser um professor, um monge ou alguém iniciado na religião e querido pelo casal, como um amigo ou um familiar.

Durante o ato, alguns elementos podem ser utilizados e cada um tem seu significado: a vela vermelha simboliza a luz que dissipa as trevas da ignorância; o incenso diz que os servos de Buda devem contagiar todos que estão a sua volta; as flores sem espinho mostram a impermanência do corpo.

É comum também que os noivos, durante a cerimônia, tomem saquê dispostos em três xícaras, cada uma com seu significado – a juventude, a flexibilidade e a coragem.

Entre os valores desta bênção está a necessidade de valorizar os sentimentos positivos e nobres, como o acolhimento, a capacidade de enxergar as qualidades do parceiro e transcendência.

Casamento de Marina Ruy Barbosa


O noivado e o casamento de Marina é digno de roteiro de filme. O pedido de casamento foi surpresa e feito na Tailândia, em um jantar à luz de velas na praia, com a pergunta escrita na areia. Logo depois, eles organizaram a cerimônia budista no mesmo país.

O casamento no Brasil acontece em duas etapas. Na primeira, uma cerimônia religiosa e bem intimista na fazenda da família do piloto, em Goiás. A grande festá realizada pouco tempo depois, em Campinas, para receber os amigos, na casa dos pais do noivo.

Aos poucos, alguns detalhes do evento vão sendo divulgados pelo casal. O vestido de Marina, por exemplo, uma peça exclusiva feita por Domenico Dolce e Stefano Gabbana, estilistas da grife italiana Dolce & Gabbana.

FONTEVix
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

COMENTÁRIOS