Por que os pais narcisistas infantilizam seus filhos adultos

Uma característica que quase todos os pais narcisistas têm em comum é a necessidade de infantilizar seus filhos.

Isso pode ser tão direto quanto fazer a criança se sentir incompetente toda vez que tenta algo novo, ou pode ser tão sutil como sempre intervir e se oferecer para fazer algo que ela claramente pode fazer por si mesma.

Infelizmente, esse comportamento raramente para, mesmo depois que a criança se torna adulta.

Na verdade, às vezes pode piorar, pois o pai narcisista teme a crescente independência de seus filhos e o fim de seu suprimento narcisista.

O Collins Dictionary define infantilização como “o ato de prolongar um estado infantil em uma pessoa, tratando-a como uma criança”. Em outras palavras, tratar alguém deliberadamente como sendo muito mais jovem do que sua idade real.

Pais narcisistas fazem isso porque veem seu filho como uma extensão de si mesmos. Se a criança começar a perceber isso, o pai narcisista usará culpa, controle, medo e qualquer outra tática que possa pensar para trazer a criança de volta à linha.

É por isso que muitos deles acham a adolescência insuportável, pois seu adolescente em crescimento exige mais liberdade e controle sobre sua própria vida – exatamente a coisa pela qual o pai narcisista se sente mais ameaçado.

Para combater essa ameaça, o pai narcisista minará a crescente independência de seus filhos de várias maneiras.

Isso pode incluir qualquer coisa, desde dar a eles a mensagem de que eles não têm a capacidade de lidar com as coisas por conta própria até falar com eles como se ainda fossem crianças.

Aqui estão algumas outras maneiras testadas e comprovadas de pais narcisistas infantilizarem seus filhos adultos:

Desaprovação. Isso pode assumir a forma de olhares que silenciosamente dizem que você falhou aos olhos deles ou podem ser perguntas pontuais sobre suas escolhas de estilo de vida ou outras decisões que você tomou.

Quase qualquer decisão que você tomou sem consultá-los primeiro será recebida com desaprovação. Eles fazem isso para tentar fazer com que você tenha o hábito de passar tudo por eles primeiro, reforçando assim a crença deles de que você é incapaz de tomar suas próprias decisões.

Interferência. Muitos pais narcisistas acreditam que têm o direito de interferir na vida privada de seus filhos adultos. Isso pode assumir a forma de dizer com quem você deve namorar – ou que você não tem permissão para namorar.

No extremo do espectro, os pais narcisistas são conhecidos por sabotar deliberadamente os relacionamentos de seus filhos adultos.

Críticas excessivas. A crítica excessiva é projetada para destruir sua autoconfiança. Muitas mães narcisistas fazem isso com suas filhas sob o pretexto de ‘serem úteis’.

Comentários ofensivos sobre seu peso, roupas, escolha de carreira, escolha de parceiro ou sua capacidade de ser um bom pai para seus próprios filhos são assuntos maduros para a mãe narcisista mostrar que ela sabe o que é melhor para você, implicando que você não sabe.

Ser infantilizado por um pai narcisista pode ter sido uma parte tão integral da vida de algumas pessoas que elas podem nem perceber que sofreram essa sinâmica até atingirem a idade adulta. Só então, vão perceber o quanto estão enredadas com seus pais.

Então, como você pode fazer um pai narcisista parar de tratá-lo como uma criança?

Definir limites.

Não há nada que um narcisista odeie mais do que ser enfrentado, mas até que você comece a estabelecer alguns limites saudáveis, eles continuarão a controlar sua vida.

Não compartilhe detalhes de sua vida privada com eles ou diga-lhes qualquer coisa que possam usar mais tarde como munição contra você.

Tenha algumas frases úteis prontas.

Memorize quatro ou cinco frases que você pode usar para qualquer situação. Quando sua mãe narcisista começar a dizer que não é assim que ela faria, simplesmente diga em um tom respeitoso, mas firme:

“Você tem o seu jeito de fazer as coisas, e eu tenho o meu. E nenhum de nós está errado.”

Siga em frente e não se prenda as acusações e críticas, a sua vida foi gerada pelos seus pais, mas tenha em mente que não é por isso que você terá que atender as demandas deles para sempre. Como adulto, você deve escolher os seus caminhos com liberdade e tomar para você apenas as qualidades dos seus pais, os defeitos, deixe com eles.

Outras frases podem incluir:

“Obrigado, mas eu consigo.”

“Essa pode ser a sua opinião, mas eu não tenho que concordar com ela.”

“Essa é a minha decisão e não estou preparado para discutir isso com você.”

Ao encerrar a conversa, você nega ao narcisista a chance de obter o controle da situação.

Ir embora.

Se tudo mais falhar, saia da sala. Não adianta discutir com um narcisista. Eles nunca verão seu ponto de vista e sempre insistirão em estar certos.

No entanto, se a situação se tornou tão tóxica que sua saúde mental e física está sofrendo por causa disso, você pode se perguntar se vale a pena tê-los em sua vida. Se chegar a conclusão que manter a distância é a única solução, não se culpe. Você fez o que pode.

*DA REDAÇÃO RH. Com informações Psych Central.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

RECOMENDAMOS









Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia