Por que alguns narcisistas são obcecados com o QI? Estudo descobriu que acreditar que é o mais inteligente está relacionado com alto grau de narcisismo.

Resiliência Humana

Por que alguns narcisistas são obcecados com QI? Estudo descobriu que a crença de alta inteligencia está relacionada a alto grau de narcisismo.

Os pesquisadores supõem que os narcisistas grandiosos veem a inteligência como parte integrante de seu autoconceito, o que explica por que eles dão tanta importância aos testes de QI.

“Sou muito mais esperto que eles. Acho que tenho um QI muito mais alto.”

Esta é uma das citações do Presidente Donald Trump sobre o seu alto QI percebido. Ele tem muito mais. Embora esteja claro que o presidente acredita que é uma pessoa inteligente e não tem medo de dizê-lo, muitos psicólogos interpretariam sua obsessão pelo QI como indicativa de uma personalidade narcísica.

Como se pudesse ser mais oportuno, novas pesquisas publicada no Journal of Personality examinou a associação entre narcisismo e inteligência.

Uma equipe de pesquisadores liderada por Marcin Zajenkowski, da Universidade de Varsóvia, na Polônia, descobriu que certos tipos de narcisistas têm maior probabilidade de acreditar que são mais inteligentes que outros.

“Inteligência e narcisismo estão entre as construções mais antigas estudadas na psicologia contemporânea, cada uma com mais de um século de tradição em pesquisa”, afirma Zajenkowski e sua equipe.

“A pesquisa atual indica que a crença na superioridade intelectual é um importante elemento construtivo do autoconceito entre indivíduos com alto narcisismo grandioso”.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores recrutaram 232 indivíduos poloneses para participar do estudo presencial. No experimento, os pesquisadores pediram aos participantes que preenchessem escalas de personalidade medindo duas formas de narcisismo: grandioso e vulnerável.

Para os leitores não familiarizados com os diferentes tipos, o narcisismo grandioso é caracterizado por domínio interpessoal, elevada auto-estima e uma tendência a superestimar as suas habilidades.

O narcisismo vulnerável, por outro lado, é caracterizado por atitudes evitativas, defensivas e hipersensíveis em contextos sociais.

Em seguida, os pesquisadores pediram aos participantes que completassem uma série de testes de inteligência. Em seguida, eles fizeram os participantes avaliarem seu próprio nível de inteligência, respondendo à afirmação:

“As pessoas diferem em relação à inteligência e podem ter um nível baixo, médio ou alto. Usando a escala a seguir, indique onde você pode ser colocado em comparação. para outras pessoas.”

Os pesquisadores levantaram a hipótese de que pessoas ricas em narcisismo grandioso reportariam níveis acima da média de inteligência percebida e que pessoas ricas em narcisismo vulnerável relatariam o contrário.

Eles também esperavam que nenhuma das formas de narcisismo fosse associada de maneira confiável à inteligência objetiva, medida pelos testes de inteligência.

O que eles encontraram foi um pouco diferente do que eles esperavam.

Narcisistas grandiosos eram, como previsto, mais propensos a se verem mais inteligentes que outros, mesmo que os testes de inteligência não mostrassem um padrão confiável de superioridade intelectual.

Para os narcisistas vulneráveis, nenhuma evidência foi encontrada para apoiar a ideia de que eles consideravam sua própria inteligência inferior ou superior à inteligência dos outros. No entanto, eles relataram ter experimentado mais ansiedade ao fazer os testes de inteligência. Os pesquisadores suspeitam que isso reflita uma tendência geral à emoção negativa e uma antecipação infundada de experiências aversivas.

Os pesquisadores supõem que os narcisistas grandiosos veem a inteligência como parte integrante de seu autoconceito, o que explica por que eles dão tanta importância aos testes de QI.

Eles concluem:

“Indivíduos com alto narcisismo grandioso mantêm auto-visões irrealisticamente positivas em relação à inteligência. Eles acham que a alta inteligência é um recurso que compra benefícios para as pessoas em vários domínios, e eles sentem que possuem esse recurso. O narcisista grandioso está realmente preocupado com o tópico da inteligência “.

Referências

Zajenkowski, M., Czarna, AZ, Szymaniak, K., & Dufner, M. (2019). O que as pessoas altamente narcisistas pensam e sentem sobre a (sua) inteligência? Jornal da personalidade.

CNN. Política. (sd). Obsessão de QI de Donald Trump, em 22 citações. Obtido em https://edition.cnn.com/2017/10/10/politics/donald- trump-tillerson-iq

*Via Psychology Today. Tradução e adaptação REDAÇÃO Resiliência Humana.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS







COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia