Por mais difícil que tenha sido, não foi perda de tempo, foi lição!

Eu sei que você já deve ter sofrido na mão de pessoas e em situações extremamente desgastantes, que você já se arrependeu de ter se entregado para quem não te merecia, que você já sentiu que se dedicou a projetos e trabalhos que não valeram o seu esforço… Todos nós já vivenciamos momentos de desilusão, mas o que diferencia aqueles que superam daqueles que sucumbem, é a maneira como eles percebem os acontecimentos da vida.

O ego diz que foi perda de tempo, mas o coração diz que foi lição. Quem acolhe a lição, supera, quem rumina a dor, sofre.

Ruminar a dor não vai mudar o que aconteceu, não vai ajudar a recuperar o tempo que você acredita ter perdido, pelo contrário, ruminar na dor é exatamente o comportamento que vai fazer com que você desperdice um tempo valioso, um tempo que você poderia estar impregando em algo produtivo, em algo que realmente poderá te trazer resultados melhores.

Enquanto retirar a lição da dor vai te levar a aprender o que a vida quer que você aprenda com a situação que você viveu. Por mais difícil que tenha sido, nada acontece em nossas vidas por acaso, simplesmente porque a gente não está aqui por acaso, a gente está aqui de propósito.

O que a maioria das pessoas que sofrem não sabem é que o sofrimento não é o resultado do que nos fizeram ou do que aconteceu, o sofrimento é o resultado da falta de entendimento da lição.

E o propósito da vida é perceber o sentido de tudo o que nos acontece ou já nos aconteceu. É olhar para as situações como um observador que analisa e avalia o que, em uma próxima oportunidade, podemos melhorar.

Tudo pode piorar ou melhorar, só vai depender da gente. Você pode escolher ruminar ou aprender, vai depender de como você escolher olhar para tudo o que aconteceu.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, terapeuta transpessoal e Constelador Familiar. Foto de Sydney Tremaine no Unsplash.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

RECOMENDAMOS









Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.