Pessoas tóxicas mudarão a sua narrativa, fazendo você parecer louca!

Resiliência Humana

Pessoas tóxicas mudarão a sua narrativa, fazendo você parecer louca!

Por Holly Riordan

À primeira vista, pessoas tóxicas parecem encantadores. Elas parecem educadas. Parecem perfeitamente inofensivas.

O problema é que, mesmo depois de sentir suas cores verdadeiras, depois de se expor aos piores lados, depois de perceber o que elas são capazes de fazer com você, a opinião de ninguém mais mudou. Você é o único iluminado. Você é o único que esteve lá para testemunhar o modo como elas se comportaram. Você é o único que tem provas de que não são tão doces quanto afirmam.

As pessoas tóxicas são perigosas, não apenas pela maneira como tratam você, mas pela maneira como tratam os outros.

Há um forte contraste entre a maneira como agem com você e a maneira como agem com todos os outros. Em particular, elas dirão as coisas mais ruins. Elas separarão suas piores falhas. Elas vão partir seu coração ao meio.

Mas em público, elas se passarão por outra persona. Elas vão sorrir. Contar piadas. Jogar o charme. Elas farão o papel do parceiro perfeito. Elas farão parecer que você tem sorte em tê-las por perto.

Quer elas tenham consciência disso ou não, o objetivo delas é fazer você parecer o louco.

Elas desconsideram seus sentimentos e agem como se você estivesse exagerando sempre que fica bravo com elas – mas fazem mais do que fazer você se sentir louca. Elas vão fazer você parecer louca para todo mundo.

Contam histórias a seus amigos e familiares. Farão parecer que eles são os mocinhos. Como se eles estivessem se machucando por você. Como se eles fossem a vítima na situação.

A parte mais assustadora é que, às vezes, eles realmente acreditam em suas próprias mentiras.

Às vezes, eles veem sua vida com um ponto de vista tão distorcido que não conseguem imaginar estar errado. Eles não conseguem entender que podem não ser a melhor pessoa.

Os seres humanos tóxicos são hábeis em mudar a narrativa, fazendo você parecer o louco.

Eles vão tentar virar todos contra você.

Eles tentarão fazer com que todos escolham seu lado sobre o seu. E a pior parte é que algumas pessoas compram suas ações. Eles vão acreditar em cada palavra. Eles vão começar a olhar para você de maneira diferente.

As pessoas em quem você confia, que você sempre pensou ter o seu melhor interesse, agirão como se você fosse ingrato se considerar partir.

Eles agem como se você tivesse sorte de ter essa pessoa, simplesmente porque eles só viram os melhores lados dessa pessoa.

É por isso que, quando você está preso a alguém tóxico, precisa começar a agir de maneira egoísta.

Você precisa parar de se importar com o que todo mundo pensa.

Você precisa se preocupar consigo mesmo.

Preocupe-se com sua própria felicidade, sua própria sanidade, e planeje a sua própria fuga.

Não vai ser fácil.

Você pode sentir culpa quando decide sair.

Não apenas pelo seu parceiro, mas pela família e amigos. Mas não importa como eles se sintam com a sua situação, você sabe a verdade.

Você sabe que você merece uma pessoa melhor.

Você sabe que é muito mais seguro ficar sozinho do que com alguém que distorce verdades, manipula sentimentos e cria narrativas falsas.

*Tradução e adaptação REDAÇÃO RH. Com informações de Thought Catalog.
Foto: mocah

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS






COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia