Pessoas temperamentais são difíceis e imprevisíveis! Como lidar?

Cada ser humano tem seu temperamento, entre os principais estão: o sanguíneo, o fleumático, o colérico e o melancólico. Essa divisão foi elaborada pelo pensador grego Hipócrates, o pai da medicina ocidental.

Desde então, tal classificação é objeto de estudos de filósofos, psicanalistas e psicólogos. Nos bebês já é possível analisar os diferentes temperamentos, onde identificamos as crianças geniosas ou dóceis.

Hoje, os temperamentos coléricos e melancólicos são os que mais chamam a atenção na internet e nos ambientes sociais.

Os coléricos se irritam com facilidade e apresentam um caráter explosivo e egocêntrico. Os melancólicos são inflexíveis, revelam dificuldades em expor seus sentimentos, por serem solitários e pessimistas.

Pessoas temperamentais estão escondidas aos montes no mundo virtual e pandêmico. Elas manifestam um comportamento instável, são tomadas por acessos de raiva e criam enormes dificuldades nos relacionamentos afetivos.

Mas não são apenas os coléricos e melancólicos que agem antes de pensar. Estão no “front” os mal-humorados, que desencadeiam “chiliques” um atrás do outro.

É por essa razão, que poucos se dão bem com essas pessoas, porque é difícil entender as contradições da sua natureza humana.

Afinal, o temperamento não é destino, pois é possível controlar as emoções de forma positiva.

Porém, essas pessoas precisam reconhecer que o temperamento delas é que causam os conflitos, caso, contrário, tudo continua.

Assim, podemos evitar de nos contaminar com a irritação alheia, se nos afastarmos a tempo e percebermos que o problema não é nosso, e sim, delas.

Aliás, a simpatia e o bom humor são como “baterias antiaéreas” que anulam os ataques rancorosos, bloqueando as atitudes negativas. Haja com bom-humor com essas pessoas, porque o bom-humor é capaz de afastar A NEGATIVIDADE QUE ELAS jogam em sua vida.

*DA REDAÇÃO RH. Foto de Rick Gebhardt no Unsplash.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

RECOMENDAMOS









Sociólogo e Psicanalista