Pessoas que não controlam as suas explosões de raiva podem ter um transtorno mental, diz psicanalista.

De acordo com a Neuropsicopedagoga e psicanalista, Dra. Michele Aparecida Cerqueira o Transtorno Explosivo Intermitente gera momentos de explosão de raiva incontroláveis.

No seu artigo, recentemente publicado, ela explora essa condição mental e indica estratégias de tratamento.

Muitas pessoas sofrem consequências extremamente negativas após terem explosões de raiva incontroláveis, outras pessoas sentem na pele a dor de conviverem com as agressões constantes delas e não sabem, ao certo, o que de fato gera esses rompantes de agressividade.

A Dra. Michele explica que o Transtorno Explosivo Intermitente (TEI) é um transtorno mental marcado por explosões repentinas de raiva ou violência desproporcional à situação, prejudicando a qualidade de vida e interação social desse indivíduo.

Pessoas com TEI, de acordo com os seus estudos, podem ter dificuldade em controlar impulsos agressivos, gerando agressividade verbal ou física e problemas na interação em diversas áreas da vida.

Cerqueira explica que esse transtorno ainda é muito negligenciado, por isso, ele foi o centro do seu novo artigo intitulado “Transtorno Explosivo Intermitente e Terapia Cognitivo-Comportamental: uma abordagem abrangente”, publicado no CPAH – Centro de Pesquisas e Análise Heráclito.

O artigo analisa as causas, sintomas, diagnóstico e o tratamento do transtorno, o que, de acordo com a Dra. Michele Aparecida, é importante para ampliar o acesso à informação sobre esse transtorno pouco conhecido.

“Por ser uma condição ainda muito negligenciada, muitas pessoas sequer a conhecem, por isso, artigos do tipo são fundamentais para trazer informação verificada e de qualidade para a população”, afirma.

A psicoterapia e o tratamento do transtorno

O método de psicoterapia analisado no artigo é a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e seus efeitos positivos no tratamento do TEI por ajudar o indivíduo a identificar pensamentos e comportamentos disfuncionais relacionados à raiva e modificá-los.

A TCC utiliza o treinamento de manejo da raiva, a reestruturação cognitiva, a exposição gradual a situações que provocam raiva e treinamento de habilidades sociais para auxiliar no tratamento do paciente.

Se você tem explosões de raiva incontroláveis ou convive com alguém que tenha, saiba que existe tratamento e que não há necessidade de viver dessa forma. Busque ajuda profissional ou encaminhe esse artigo a quem você acredita que precisa.

*DA REDAÇÃO RH. Foto de Tahiro Achoub na Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.