Destaque

Pesquisa revela que menos pessoas nos EUA veem a Bíblia como palavra literal de Deus

Pesquisa revela que menos pessoas nos EUA veem a Bíblia como palavra literal de Deus.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Gallup revelou que um número recorde de 20% dos americanos agora diz que a Bíblia é a palavra literal de Deus, abaixo dos 24% da última vez que a pergunta foi feita em 2017, e metade do que era em seus pontos altos em 1980 e 1984.

Enquanto isso, um novo recorde de 29% afirma que a Bíblia é uma coleção de “fábulas, lendas, história e preceitos morais registrados pelo homem”. Isto marca a primeira vez que um número significativamente maior de americanos vê a Bíblia não como divinamente inspirada, mas como a palavra literal de Deus. A maior percentagem, 49%, escolhe a alternativa intermédia, aproximadamente em linha com a situação dos anos anteriores.

A interpretação da Bíblia, a Sagrada Escritura da religião cristã, tem variado amplamente ao longo do tempo e entre as tradições religiosas. A Gallup tem perguntado especificamente aos americanos sobre suas opiniões sobre uma interpretação literal da Bíblia desde 1976, com a última atualização chegando na pesquisa de valores e crenças de maio da Gallup.

A mudança nas atitudes em relação à Bíblia não é um fenômeno isolado. Acontece mesmo quando uma série de indicadores mostram um declínio na religiosidade geral na população adulta dos EUA. Estas medidas incluem declínios na identificação formal com uma religião , adesão auto-relatada a uma igreja , frequência auto-relatada de serviços religiosos, importância pessoal da religião e um declínio na crença em Deus . Assim, não é surpreendente descobrir que as opiniões sobre a natureza da Bíblia também mudaram numa direção menos religiosa.

O gráfico a seguir mostra a tendência recente na percentagem de americanos que escolhem uma interpretação bíblica literalista e a percentagem que diz que a religião é muito importante nas suas vidas. Estas atitudes estão intimamente relacionadas (a correlação estatística é de 0,86) e sublinham a conclusão de que as tendências nas atitudes dos americanos sobre a maioria dos aspectos da religião tendem a agrupar-se.

Os protestantes têm maior probabilidade de ver a Bíblia como literalmente verdadeira
A questão da alfabetização bíblica da Gallup é feita a toda a população adulta dos EUA. Isto inclui pessoas que se identificam com religiões fora da tradição cristã – cerca de 9% dos adultos americanos nas últimas estimativas do Gallup. Além disso, a amostra inclui aqueles que não têm nenhuma identidade religiosa específica, quase todos os quais não acreditam que a Bíblia seja literalmente verdadeira.

A tabela a seguir mostra as opiniões dos americanos que se identificam como cristãos e daqueles que não o fazem. As diferenças vão na direção esperada, embora o padrão subjacente de respostas permaneça semelhante ao da população em geral. A maioria dos cristãos (58%) afirma que a Bíblia é a palavra inspirada de Deus, mas nem tudo nela deve ser interpretado literalmente, enquanto 25% dizem que deve ser interpretada literalmente e 16% dizem que é um antigo livro de fábulas.

Mais granularmente, 30% dos protestantes dizem que a Bíblia é literalmente verdadeira, em comparação com 15% dos católicos. Quase dois terços dos católicos escolhem a alternativa de que a Bíblia é a palavra inspirada de Deus, mas cada palavra não deve ser interpretada literalmente.

Tal como aconteceu em 2017 , a crença numa Bíblia literal é maior entre aqueles que são mais religiosos e entre aqueles com menos educação formal. Os americanos que se identificam como evangélicos ou nascidos de novo têm muito mais probabilidade do que outros de ver a Bíblia como literalmente verdadeira, embora mesmo entre este grupo, a percentagem que acredita numa Bíblia literal seja bem inferior a 50%.

Conclusão

A questão de como interpretar a Bíblia tem sido objeto de debate desde que as primeiras palavras do que se tornou o Antigo Testamento foram escritas séculos antes do nascimento de Cristo. Nos anos mais recentes, vários líderes religiosos e entidades religiosas definiram posições sobre a Bíblia que afirmam definir a verdade e que, por sua vez, se tornaram parte integrante do seu posicionamento religioso.

A mais proeminente destas posições é a crença de que a Bíblia é inerrante e deve ser vista como literalmente verdadeira, uma posição adoptada como parte do movimento evangélico neste país ao longo dos últimos séculos e por uma série de denominações protestantes.

Neste ponto, uma proporção cada vez menor da população americana em geral – agora 20% – acredita que a Bíblia é literalmente verdadeira, palavra por palavra. Cerca de metade acredita que a Bíblia é a palavra inspirada de Deus, mas nem tudo o que nela consta deve ser interpretado literalmente, enquanto quase três em cada dez dizem que a Bíblia é um livro antigo de fábulas e história. A crença numa Bíblia literal está em declínio, e isso parte de um padrão geral de declínio da religiosidade entre a população americana adulta.

As interpretações da Bíblia feitas pelos americanos são importantes, porque a Bíblia é frequentemente usada como base para posições políticas sobre questões morais e de valores, incluindo coisas como o aborto e as relações entre gays e lésbicas.

Alguns grupos protestantes mais conservadores usam uma interpretação literal de passagens do Novo Testamento como base para a sua crença de que as mulheres não deveriam ocupar posições de liderança religiosa nas igrejas.

Os dados da Gallup mostram que a utilização de uma interpretação literal da Bíblia como base ou justificação para posições de política social provavelmente terá repercussão apenas numa minoria em declínio da população geral dos EUA.

*DA REDAÇÃO RH. COm informações Instituto Gallup de Pesquisa.

FOTO: REPRODUÇÃO

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Muitos perderam tudo, mas tendo vida, se tornaram heróis!

Muitos perderam tudo, mas tendo vida, se tornaram heróis! Inúmeras pessoas perderam tudo nas enchentes…

7 horas ago

Toda dor que parece não ter remédio é mágoa revivendo o passado no presente.

Toda dor que parece não ter remédio é mágoa revivendo o passado no presente. Uma…

9 horas ago

“Foi Deus”: Menino de 4 anos fica 19 horas com coração sem bater e sobrevive após oração da mãe.

“Foi Deus”: Menino de 4 anos fica 19 horas com coração sem bater e sobrevive…

10 horas ago

Cuidado para não se envolver em um relacionamento… sozinha! Quem quer não deixa dúvidas!

Cuidado para não se envolver em um relacionamento... sozinha!Quem quer não deixa dúvidas! Quando o…

1 dia ago

Projeto usa testes genéticos para estudar a inteligência humana e gerar diagnósticos mais precisos.

Projeto usa testes genéticos para estudar a inteligência humana e gerar diagnósticos mais precisos. O…

1 dia ago

Olhe para os problemas para trazer soluções e não para criar mais problemas!

Olhe para os problemas para trazer soluções e não para criar mais problemas! Eu sei…

1 dia ago