Destaque

Pesquisa do Health Psychology revela: Quem acredita em teorias da conspiração tende a atacar a ciência.

Pesquisa da Journal of Health Psychology revela que aqueles que acreditam em teorias da conspiração tendem a atacar a ciência.

De acordo com uma nova pesquisa publicada no Journal of Health Psychology, indivíduos com uma melhor compreensão do raciocínio científico são menos propensos a cair em falsas teorias da conspiração sobre a pandemia de COVID-19.

“No início da pandemia COVID-19 havia muita incerteza e confusão sobre as melhores medidas para se proteger contra o coronavírus”, disse o autor do estudo, Vladimira Cavojova, do Centro de Ciências Sociais e Psicológicas da Academia Eslovaca de Ciências.

“Os cientistas se tornaram o centro das atenções e formulamos a hipótese de que as pessoas que entendem melhor o funcionamento da ciência seriam mais capazes de navegar no mar de informações conflitantes e resistir a crenças pseudocientíficas e infundadas.”

No estudo, que foi realizado cerca de uma semana após o primeiro caso confirmado de COVID-19 na Eslováquia, 783 participantes foram solicitados a indicar o quanto concordavam com várias crenças de conspiração do coronavírus, como “SARS-CoV-2 (coronavírus) é uma arma biológica criada para eliminar a população humana superlotada” e “COVID-19 (coronavírus) é apenas uma invenção, é uma gripe comum que as empresas farmacêuticas renomearam para aumentar as vendas de medicamentos”.

Os participantes também completaram um teste de raciocínio científico no qual foram solicitados a responder a seis afirmações verdadeiras ou falsas, incluindo “Os pesquisadores querem descobrir como aumentar a natalidade.

Eles pedem informações estatísticas e veem que há mais crianças nascidas em cidades que têm mais hospitais. Essa descoberta implica que a construção de novos hospitais aumentará a taxa de natalidade da população”.

Além disso, os participantes completaram avaliações de conhecimento sobre coronavírus, crença em alegações infundadas relacionadas à saúde, pensamento analítico geral, atitudes antivacinação e comportamento preventivo.

Os pesquisadores descobriram que aqueles que endossavam fortemente as crenças da conspiração do coronavírus tendiam a ter pontuação baixa no teste de raciocínio científico. A crença nas teorias de conspiração do coronavírus, por sua vez, foi associada a uma disposição reduzida para receber uma vacina COVID-19.

Os participantes com baixa pontuação no teste de raciocínio científico também eram mais propensos a endossar crenças gerais infundadas relacionadas à saúde e atitudes antivacinação.

As descobertas estão de acordo com pesquisas anteriores, que descobriram que “pessoas que têm um tipo de crença epistemicamente suspeita tendem a ter outros tipos de crenças também”, disseram os pesquisadores.

“A descoberta mais importante é que, embora a ciência ajude as pessoas a distinguir entre suposições razoáveis ​​apoiadas por evidências e crenças infundadas, quando ocorrem crises, como pandemias, pode ser tarde demais para promover o raciocínio científico – as pessoas confiam em quaisquer crenças e atitudes anteriores na interpretação de novas evidências, e aqueles que são mais propensos a crenças infundadas estarão mais vulneráveis ​​a qualquer desinformação que ocorra”, disse Cavojova ao PsyPost.

“O raciocínio científico é apenas uma peça de um quebra-cabeça na compreensão de como as pessoas entendem o mundo durante os tempos turbulentos”, acrescentou ela.

“Quando os sentimentos das pessoas conseguem o melhor delas, elas respondem intuitiva e emocionalmente, o que torna o uso do raciocínio científico ainda mais difícil.”

“Portanto, é necessário procurar formas eficazes que ajudariam as pessoas a adiar as respostas intuitivas rápidas (por exemplo, a rápida disseminação de desinformação pseudocientífica) e se envolver em um processamento mais árduo que lhes permitiria fazer julgamentos mais informados.”

Em seu estudo atual, os pesquisadores não encontraram evidências de que o raciocínio científico estava associado a comportamentos preventivos, como o distanciamento social. Mas pesquisas adicionais sugerem que isso pode ser devido ao momento do estudo.

“Este estudo foi realizado no início da pandemia COVID-19 na Eslováquia. Em um estudo posterior que realizamos em novembro durante a segunda onda crescente (atualmente estamos no processo de redigir os resultados dessa pesquisa), descobrimos que a falta de confiança na ciência também estava relacionada à relutância em seguir as regulamentações do governo” Cavojova explicou.

O estudo, “Como o raciocínio científico se correlaciona com as crenças e comportamentos relacionados à saúde durante a pandemia COVID-19″, Foi de autoria de Vladimira Cavojova, Jakub Srol e Eva Ballova Mikuskova.

*DA REDAÇÃO RH.
Com informações Sage Journals. *Foto de Julian Wan no Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Dá para reconhecer uma pessoa ruim em 5 minutos de conversa? A psicologia diz que sim; Entenda como

Você já teve aquela sensação estranha ao conversar com alguém pela primeira vez? Uma inquietação…

16 horas ago

Por que algumas pessoas não gostam de fazer aniversário, de acordo com a espiritualidade

Enquanto para muitas pessoas o aniversário é sinônimo de celebração, alegria e presença dos amigos,…

16 horas ago

4 signos que precisam tomar atitude agora para não se arrepender depois

Adiar decisões pode parecer inofensivo, mas para alguns signos, esse comportamento pode trazer consequências difíceis…

17 horas ago

Cauã Reymond vira alvo de polêmica nos bastidores de “Vale Tudo” e crise é exposta nas redes sociais

Nesta semana, nas redes sociais, o nome do ator Cauã Reymond esteve em alta. O…

20 horas ago

Danilo Gentili detona Otávio Mesquita após denúncia de ex-colega: “Sempre foi um velho mala”

Recentemente, nas redes sociais, o humorista Danilo Gentili quebrou o seu silêncio sobre o caso…

20 horas ago

Renato Aragão é acusado de abandonar filha lésbica e se defende: “Filho é filho”

O ator e comediante Renato Aragão, ícone da televisão brasileira, resolveu quebrar o silêncio após…

21 horas ago